Show simple item record

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Luís Fernando da Costa dept_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T05:01:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253470pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga possíveis contribuições da perspectiva STEAM (abordagem integradora que contempla as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no contexto das aulas de Matemática e de Cultura e Tecnologias Digitais, de forma integrada. As atividades desenvolvidas foram realizadas em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, nos primeiros anos do Ensino Médio regular, visando contemplar os componentes de Matemática e Cultura e Tecnologias Digitais, sendo este último um dos itinerários formativos propostos pela Secretaria de Estado da Educação à luz do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio. Com o desafio de ministrar estes dois componentes, nasceu a ideia do desenvolvimento de um projeto integrado a partir do STEAM. Foram desenvolvidas atividades com os estudantes que envolveram estudos sobre o microscópio, apresentações de trabalhos em grupos e a produção de um “microscópio” de baixo custo que permitisse aos estudantes a captura de microfotografias. As imagens foram capturadas, tratadas com editores de fotos e compartilhadas com o grande grupo, permitindo explorar aspectos de natureza artística e científica. Durante a produção do material e da captura de fotos foi possível analisar as ações, discussões e argumentos dos estudantes, enquanto membros atuantes de uma etapa que necessitava do levantamento de hipóteses e testes para aperfeiçoar o equipamento e a qualidade das fotografias. O desenvolvimento das atividades aproximou os estudantes dos conceitos matemáticos de escala aplicada à microscopia, e favoreceu o estudo de grandezas e proporções, sobretudo fazendo associações com elementos da natureza. Também favoreceu o aprendizado e uso de diferentes tecnologias digitais a exemplo das câmeras de celulares, da plataforma de design gráfico Canva para tratamento das fotografias e dos recursos do Google Apresentações. Os resultados da pesquisa sinalizam que é possível uma integração entre os componentes curriculares considerados na pesquisa, o que é beneficiado pela aplicação do STEAM em um contexto que favoreça a participação ativa, a ação e a elaboração de produtos por parte dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates possible contributions of the STEAM perspective (integrative approach that includes the areas of Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) in the context of Mathematics and Culture and Digital Technologies classes, in an integrated way. The activities developed were carried out in a state school in the city of Porto Alegre, in the first years of regular High School, aiming to contemplate the components of Mathematics and Culture and Digital Technologies, the latter being one of the training itineraries proposed by the Secretary of State for Education according to the Gaúcho Curriculum Framework for High School. With the challenge of delivering these two components, the idea of developing an integrated project from the STEAM was born. Activities were developed with the students that involved studies on the microscope, presentations of work in groups and the production of a low-cost “microscope” that would allow students to capture microphotographs. The images were captured, processed with photo editors and shared with the large group, allowing us to explore aspects of an artistic and scientific nature. During the production of the material and the capture of photos, it was possible to analyze the actions, discussions and arguments of the students, as active members of a stage that needed to raise hypotheses and tests to improve the equipment and the quality of the photographs. The development of activities brought students closer to the mathematical concepts of scale applied to microscopy, and favored the study of magnitudes and proportions, especially making associations with elements of nature. It also favored the learning and use of different digital technologies such as cell phone cameras, the Canva graphic design platform for handling photographs and Google Slides resources. The research results indicate that an integration between the curricular components considered in the research is possible, which is benefited by the application of the STEAM in a context that favors active participation, action and the elaboration of products by the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSTEAMen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectMath educationen
dc.subjectMicrofotografiapt_BR
dc.subjectPhotomicrographen
dc.titleUma prática no Ensino Médio na perspectiva STEAM : microfotografias a partir de um “microscópio” com o celularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record