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dc.contributor.authorValle, Flavia Pilla dopt_BR
dc.contributor.authorZancan, Rubiane Falkenbergpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T05:09:58Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253401pt_BR
dc.description.abstractO ensaio é uma defesa sobre a presença da dança no currículo da educação formal. Por que ter dança na escola? Dança na escola... para quê? Com base no trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelas autoras, que envolveu busca de textos, participação em palestras, escritas conjuntas, entre outras estratégias, este texto aponta para oito focos de argumentação que podem ser desdobrados e reunidos em outras configurações. Salienta-se, como conclusão, a importância da dança na escola básica, pois, além de prevista em legislação, possibilita ao alunado evolução do conhecimento sobre o próprio corpo, instigação de sua capacidade criativa e ampliação de seus horizontes históricos e culturaispt_BR
dc.description.abstractThe essay is a defense for the presence of dance in the curriculum of elementary and secondary education. Why should we have dance in schools? Dance in schools… What for? Based on the work developed over the years by the authors, which involved searching for articles, participating in lectures, writings, among other strategies, this text points to eight points of argument that can be unfolded and gathered in other configurations. As a conclusion, the importance of dance in elementary and secondary education is highlighted, as, in addition to legislation, it enables students to develop knowledge about their own bodies, instigating their creative capacity and expanding their historical and cultural horizons.en
dc.description.abstractL’essai est une défense de la présence de la danse dans le programme de l’éducation formelle. Pourquoi danser à l’école ? Danser à l’école… pour quoi faire ? S’appuyant sur le travail développé au fil des années par les auteurs, qui impliquait la recherche de textes, la participation à des conférences, l’écriture conjointe, entre autres stratégies, ce texte pointe vers huit points d’argumentation qui peuvent être déroulés et rassemblés dans d’autres configurations. En conclusion, l’importance de la danse à l’école élémentaire est soulignée, car, en plus d’être prévue par la législation, elle permet aux élèves de développer des connaissances sur leur propre corps, dynamisant leur capacité de création et élargissant leurs horizons historiques et culturels.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2023), e124009, p. 1-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDance teachingen
dc.subjectSocial roleen
dc.subjectÉducation de basefr
dc.subjectÉducationfr
dc.subjectArtfr
dc.subjectEnseignement de la dansefr
dc.subjectRôle socialfr
dc.titleDança na escola... para quê?pt_BR
dc.title.alternativeDance in schools… what for? en
dc.title.alternativeLa danse à l’école… pourquoi? fr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001158459pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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