Mostrar registro simples

dc.contributor.authorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.contributor.authorPimentel, Álamopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Valeska Maria Fortes dept_BR
dc.contributor.authorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T05:08:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253396pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to map the connections and the intertwining of academic production on biographical approaches in education and professional development of university professors. It is the result of a literature review research, specifically narrative review, on the production of these fields of investigation and institutional practices. The research and collaborative writing is the result of an inter-institutional post-doctoral internship between the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), the Federal University of Santa Maria (UFSM), and the Federal University of Southern Bahia (UFSB). After analyzing and reading the studies and academic production, significant works were selected and intertwined that dialogue about biographical approaches in education and teacher professional development. We point out some clues that emerge from the analytical work carried out in the dialogue and approximation between these themes. These clues outline trends that can foster and subsidize institutional policies of teacher training in Higher Education from the perspective of collaborative and reflective practices. They are: biographical teacher learning; autobiographical teacher reflexivity; collaborative and reflective learning and practices; self/heterobiography and professional development; self/eco/transformation of teachers. Thus, the study provided the configuration of an interactive georeferenced map in the form of a repository, which presents the scientific production for researchers, teachers and institutional managers. The production of this map consists of authors, institutional affiliation (university and research group) and works with the proposed themes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 11, n. 2 (2022), p. 1-13pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiographical approaches in educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTeacher professional developmenten
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectUniversity educationen
dc.titleO desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação : revisão narrativa e entrelaçamentos emergentespt_BR
dc.title.alternativeThe professional development of higher education teachers and biographic approaches in education : a narrative review and emerging linksen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001156895pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples