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Jogos digitais com realidade aumentada no ensino superior : um projeto para introdução a programação
dc.contributor.author | Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor | pt_BR |
dc.contributor.author | Pozzebon, Eliane | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Patrícia Fernanda da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T05:07:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1657-5830 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253389 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta um estudo intitulado Projeto JogAR: Ensinando Programação com Jogos Digitais e Realidade Aumentada para o Ensino Superior desenvolvido com vistas a minorar as dificuldades usualmente encontradas no ensino e aprendizagem inicial de programação de computadores no Ensino de Engenharia. A investigação envolveu uma pesquisa aplicada com abordagem de cunho qualitativo. Foram envolvidos 20 alunos de uma turma do curso de Engenharia Mecatrônica e 35 alunos de uma turma do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Criciúma, da disciplina de Programação I, que participaram da atividade que utilizou jogos digitais com realidade aumentada como elementos motivadores da aprendizagem. O estudo demonstrou que 68% dos alunos da Engenharia Mecatrônica e 64% dos alunos de Engenharia Civil, afirmam que aprender os conceitos básicos de programação desenvolvendo jogos digitais integrando a realidade aumentada foi considerado fácil, significativo e divertido. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a study entitled Project JogAR: Teaching Programming with Digital Games and Augmented Reality for Higher Education, developed to alleviating the difficulties usually found in teaching and initial learning of computer programming in Engineering Education. An investigation involved applied research with a qualitative approach. Twenty students from a class of the Mechatronics Engineering course and 35students from a class of the Civil Engineering course at the Federal Institute of Santa Catarina, Criciúma campus, from the discipline of Programming I, were sent to participate in the activity that uses digital games with augmented reality as motivating elements of learning. The study described that 68% of Mechatronics Engineering students and 64% of Civil Engineering students claim that learning the basics of programming by developing digital games integrating augmented reality was considered easy, meaningful, and fun. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Conjecturas. Ponta Delgada, Portugal. Vol. 21, n. 3 (jul./set. 2022), p. 1-19 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Programming learning | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Scratch | en |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Augmented reality | en |
dc.title | Jogos digitais com realidade aumentada no ensino superior : um projeto para introdução a programação | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital games with augmented reality in higher education : a project to introduce programming | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001158466 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
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