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dc.contributor.authorVidotto, Kajiana Nuernberg Sartorpt_BR
dc.contributor.authorPozzebon, Elianept_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Fernanda dapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T05:07:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1657-5830pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253389pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um estudo intitulado Projeto JogAR: Ensinando Programação com Jogos Digitais e Realidade Aumentada para o Ensino Superior desenvolvido com vistas a minorar as dificuldades usualmente encontradas no ensino e aprendizagem inicial de programação de computadores no Ensino de Engenharia. A investigação envolveu uma pesquisa aplicada com abordagem de cunho qualitativo. Foram envolvidos 20 alunos de uma turma do curso de Engenharia Mecatrônica e 35 alunos de uma turma do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Criciúma, da disciplina de Programação I, que participaram da atividade que utilizou jogos digitais com realidade aumentada como elementos motivadores da aprendizagem. O estudo demonstrou que 68% dos alunos da Engenharia Mecatrônica e 64% dos alunos de Engenharia Civil, afirmam que aprender os conceitos básicos de programação desenvolvendo jogos digitais integrando a realidade aumentada foi considerado fácil, significativo e divertido.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study entitled Project JogAR: Teaching Programming with Digital Games and Augmented Reality for Higher Education, developed to alleviating the difficulties usually found in teaching and initial learning of computer programming in Engineering Education. An investigation involved applied research with a qualitative approach. Twenty students from a class of the Mechatronics Engineering course and 35students from a class of the Civil Engineering course at the Federal Institute of Santa Catarina, Criciúma campus, from the discipline of Programming I, were sent to participate in the activity that uses digital games with augmented reality as motivating elements of learning. The study described that 68% of Mechatronics Engineering students and 64% of Civil Engineering students claim that learning the basics of programming by developing digital games integrating augmented reality was considered easy, meaningful, and fun.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConjecturas. Ponta Delgada, Portugal. Vol. 21, n. 3 (jul./set. 2022), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProgramming learningen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectScratchen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectAugmented realityen
dc.titleJogos digitais com realidade aumentada no ensino superior : um projeto para introdução a programaçãopt_BR
dc.title.alternativeDigital games with augmented reality in higher education : a project to introduce programmingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001158466pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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