Show simple item record

dc.contributor.advisorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-31T05:06:55Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253318pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho retoma aspectos educativos da experiência de grupos infantis de dança afro-brasileira desenvolvida na Vila Maria da Conceição, periferia de Porto Alegre, numa perspectiva da relação entre educação e etnia. Inicialmente, sistematizo a discussão sobre a questão racial no Brasil enfocando aspectos ligados à educação tais com a discriminação na escola, o currículo e o livro didático. Posteriormente, abordo as práticas exercidas pelo movimento negro organizado junto aos órgãos públicos, enfatizando suas contribuições no debate sobre as questões raciais na escola e na sociedade. Por fim, analiso a experiência com os grupos infantis de dança na vila Maria da Conceição. Na análise, contemplo categorias como socialização, violência, lazer e identidade que apontam o espaço do lazer, da vivência e do lúdico como elementos preponderantes para o resgate de uma dimensão étnico-cultural no campo educativo.pt_BR
dc.description.abstractThis work retakes the educative aspects of the experience of Afro-Brazilian dance chidren's groups out at Vila Maria da Conceição, a poor district in the surrounding of Porto Alegre city, in a perspective of the relation between education and ethnics. At first, the discussion about the racial issue in Brazil is systematized focusing on aspects related to education such as, discrimination at school, school curriculum and coursebook. Afterwards, the practice employed by the organized black movement before the state departaments is approached, emphasizing its contribution to the debate on racial issues at school and in the society as well. At last, the experience with chidren's dancing groups at Vila Maria da Conceição is analyzed, in the analysis, categories such as socialization, violence, leisure and identity that point to the space of leisure, lifetime experience na to the ludic as outweighing elements to the rescue of an ethnic-cultural dimension in the educative field are contemplated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAra ki njò : corpo que está dançando : re-percussões educativas de grupos infantis de dança afro-brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000202545pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record