Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorFraga, Hilda Jaqueline dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-31T05:06:22Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253312pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias.pt_BR
dc.description.abstractThis paper shows a qualitative research on the cognizance (knowledge/accomplishments) of memories resents/sentiments of the street-dwellers (street-livers) who write a newspaper called Boca de Rua ("street mouth"), explicitly expressed during the workshops on Patrimonial Education hold with that group in Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil, more precisely in the educative space of Parque da redenção, in the years 2002 and 2003. The contributions of educational itineraries brought by the memories, wich were socialized in the workshops, make visible the need of an Education capable to carry out an educational process from the intersection of Education, Memory and City represents a possibility of dialogue between school and street, by means of the appreciation and revitalization of the knowledge built by those errant people through the city non-official Places of Interest (squares, parks and viaducts), giving important learning for the establishment of public policies in the administration of Education, City and Memory market out for much more solidarity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPatrimonial educationen
dc.subjectBoca de Rua (Jornal)pt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectCityen
dc.subjectSentimentopt_BR
dc.subjectMorador de ruapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectMarginalização socialpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAs bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000449802pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem