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dc.contributor.advisorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorPanceri, Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-30T04:54:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253296pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Crianças prematuras estão em maior risco para apresentar desordens neurodesenvolvimentais que seus pares nascidos à termo. Estudos investigando o transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) em crianças prematuras em países de baixa e média renda ainda são escassos. A identificação precoce de atrasos no neurodesenvolvimento, permite que a intervenção ocorra o mais cedo possível. Desta forma, a avaliação motora precoce, bem como a identificação de fatores de risco, podem ser os primeiros passos para monitorar o desenvolvimento de recém-nascidos prematuros e propiciar os serviços adequados quando necessário. Objetivos: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o desempenho motor e fatores de risco no primeiro ano de vida como preditores do transtorno do desenvolvimento da coordenação, bem como atrasos cognitivos e de linguagem na idade pré-escolar em crianças prematuras no sul do Brasil. Para este propósito foram definidos quatro objetivos específicos: (1) Revisar sistematicamente a prevalência de TDC em crianças prematuras; investigar esta prevalência de acordo com a idade gestacional e diferentes ferramentas de avaliação e comparar com crianças a termo; (2) analisar as associações entre o desempenho motor aos 4, 8 e 12 meses de idade corrigida e o TDC; (3) analisar os fatores de risco no primeiro ano de vida associados ao desfecho de TDC; (4) analisar as associações entre o desempenho motor aos 4, 8 e 12 meses e atrasos cognitivos e de linguagem em crianças prematuras na idade pré-escolar. Métodos: A revisão sistemática foi desenvolvida a partir das recomendações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses), incluindo estudos que reportassem a prevalência de TDC em crianças prematuras. A qualidade dos estudos foi avaliada e as análises foram realizadas através de uma planilha desenvolvida por Neyeloff, Funchs, Moreira (2012) e do Review Manager Software 5.4 No estudo de coorte a população estudada foi de crianças prematuras e/ou de baixo peso ao nascer acompanhados em um ambulatório de seguimento de um hospital do sul do país. O neurodesenvolvimento das crianças participantes foi avaliado com a BSITD-III e MABC-2. Os pais/responsáveis responderam perguntas relacionadas ao status socioeconômico e aos questionários: DAIS para avaliação das práticas maternas realizadas com a criança ao longo do dia; KIDI para avaliação do conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento de seus filhos; e AHEMD-IS para identificar as oportunidades no ambiente doméstico. Os pesquisadores observaram a interação dos pais e criança durante as sessões e preencheram a folha resposta da IRS posteriormente. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do hospital em que a pesquisa ocorreu. Estatística descritiva de média, desvio padrão e frequência foi utilizada para descrever as características dos participantes, bem como demonstrar a prevalência de atrasos e TDC. Comparação entre grupos foram realizadas través do Teste T de Student ou Qui-Quadrado. Regressão Logística foi utilizada para avaliar a predição do desenvolvimento motor no primeiro ano de vida com o TDC e atrasos cognitivos e de linguagem. O Modelo de Regressão Logística multivariada foi utilizado para analisar as relações de fatores de risco com o desfecho de TDC. Resultados: Na revisão sistemática, dentre 1774 estudos identificados nas bases de dados, 32 estudos entraram nas análises. De todos os 32 estudos incluídos foram analisados um total de 31184 participantes prematuros, sendo 5962 deles identificados com TDC. A estimativa de prevalência de TDC foi de 21% (95% CI 17.8 – 24.3). Essa estimativa aumenta conforme a idade gestacional diminui e as análises de comparação mostraram que crianças prematuras tem duas vezes mais chances de TDC do que seus pares nascidos a terma RR 2.2 (95% IC 1.77 – 2.79). Na coorte de prematuros avaliada neste estudo a prevalência de TDC foi de 52.38% entre as crianças prematuras incluídas no estudo. O desenvolvimento motor aos 12 meses foi capaz de predizer o desfecho de TDC, porém aos 4 e 8 meses esta relação não foi significativa. Os fatores de risco que explicaram significativamente a condição de TDC foram sexo, displasia bronco pulmonar e renda familiar. O desempenho motor pobre aos 8 e 12 meses aumentaram as chances de atraso na cognição e linguagem aos 36 meses. Conclusão: A revisão sistemática e metanálise providenciou evidências de que a prevalência de TDC em crianças prematuras é de 21% e eles estão em um risco duas vezes maior de ter TDC do que crianças a termo. A prevalência e o risco aumentam conforme a idade gestacional diminui. Na coorte de prematuros avaliada, nossos resultados ressaltam que crianças brasileiras nascidas prematuras tem taxas mais altas de TDC do que reportado na literatura e que os escores da avaliação motora aos 12 meses de idade corrigida pode predizer o TDC na idade pré-escolar. A condição de TDC está relacionada à fatores biológicos e ambientais confirmando as tendências multifatoriais do neurodesenvolvimento do prematuro. Nossos resultados também ressaltam que os escores motores avaliados aos 8 meses predizem o desenvolvimento cognitivo aos 3 anos, e os escores motores aos 12 meses predizem a linguagem e cognição aos 3 anos. Pelo nosso conhecimento na área, esta é a primeira revisão sistemática e metanálise analisando o TDC de acordo com a idade gestacional e o primeiro estudo de coorte com enfoque no TDC em prematuros no Brasil e América Latina. Dificuldades motoras sutis não devem ser negligenciadas na presença de fatores de risco na população de prematuros. Devido à escassez de estudo com este tópico em países de baixa e média renda, sugerimos pesquisas futuras em diferentes populações para melhor entendimento dos primeiros sinais de alerta.pt_BR
dc.description.abstractBackground: Preterm infants are at higher risk for neurodevelopmental disorders than their full-term peers. Studies investigating developmental coordination disorder (DCD) in preterm children from low- and middle-income countries are scarce. Early identification of neurodevelopmental impairments is essential to intervene as early as possible. In this way, early motor assessments and identification of risk factors may be the first step to monitoring preterm children's neurodevelopment and providing compensatory intervention when needed. Aims: The present study aimed to analyze motor performance and risk factors in the first year of life as predictors of developmental coordination disorder, as well as cognitive and language impairment at preschool age in preterm children from southern Brazil. For this purpose, four specific objectives were defined: (1) to systematically review the prevalence of DCD in individuals born preterm; explore this prevalence according to gestational age and different assessments cutoffs; and compare to full-term peers; (2) to analyze the associations between motor performance at 4, 8, and 12 months of corrected age and DCD; (3) to analyze risk factors in the first year of life associated with the DCD; (4) to analyze associations between motor performance at 4, 8, and 12 months and cognitive and language impairments at preschool-age in preterm children. Methods: The systematic review was developed based on the recommendations of PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses), including studies assessing the prevalence of DCD in preterm individuals. Studies quality assessment was performed, and data analyses were performed using a spreadsheet developed by Neyeloff, Funchs & Moreira (2012), and Review Manager Software 5.4. In the cohort study the population included in the data collection was preterm and/or low birth weight children in a follow-up clinic at a public hospital in southern Brazil. The neurodevelopment of participating children was assessed with the BSITD-III and MABC-2. Parents/guardians answered questions related to socioeconomic status and the following questionnaires: DAIS to assess maternal practices performed with the child throughout the day, KIDI to assess parents' knowledge of their children's development, and AHEMD-IS to identify opportunities in the home environment. The researchers observed parent-child interaction during the sessions and completed the IRS answer sheet afterward. The Research Ethics Committee of the hospital approved the project. Descriptive statistics of mean, standard deviation, and frequency were used to describe the participants' characteristics and to demonstrate the prevalence of impairments and DCD. Comparisons between groups were analyzed using Student's T or Chi-Square test. Logistic regression was used to assess motor development in the first year of life as a predictor of DCD and cognitive and language impairments. The Multivariate Logistic Regression Model was used to analyze the relationships of risk factors with the DCD outcome. Results: In the systematic review, among the 1774 studies identified in the database research, 32 matched the eligibility criteria. From all 32 studies included, there were a total of 31184 preterm participants, 5962 of them were identified with DCD. The pooled estimates of DCD rate in preterm was 21% (95% CI 17.8 – 24.3). The estimate rates were higher as gestational age decreased, and the comparison showed that preterm children are two times more likely to have DCD than their full-term peers RR 2.2 (95% IC 1.77 – 2.79). In the preterm cohort assessed in this study, the prevalence of DCD was 52.38% among preterm children included in the study. Motor development at 12 months predicted the outcome of DCD, but at 4 and 8 months this relationship was not significant. The risk factors that significantly explained the DCD were gender, bronchopulmonary dysplasia, and family income. Poor motor performance at 8 and 12 months increased the odds of impairment in cognition and language at 36 months. Conclusion: This systematic review and meta-analyses provided evidence that the prevalence of DCD in preterm children was 21% and they are at higher risk for DCD than full-term children. The prevalence and the risk increase as gestational age decrease. In the preterm cohort assessed, our findings highlighted that Brazilian preterm children have higher rates of DCD than reported in the literature, and the motor scores at 12 months predict DCD at preschool age. The DCD condition is related to biomedical and environmental risk factors confirming the multifactorial trends of preterm neurodevelopment. Our findings also highlighted that motor scores at 8 months predicted cognitive development at 3-years-old and motor scores at 12 months predicted language and cognition development at 3-years-old. To the best of our knowledge in the area, this is the first systematic review and meta-analysis investigating DCD according to gestational age and this is the first cohort study focusing on DCD in preterm infants in Brazil and Latin America. Minor motor difficulties should not be overlooked when these risk factors are present in the preterm population. Considering the lack of studies on this topic in low- and middle-income countries, we suggest further research on different populations to better understand the early warning signs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectRecém-nascido prematuropt_BR
dc.subjectPretermen
dc.subjectTranstornos das habilidades motoraspt_BR
dc.subjectPremature birthen
dc.subjectTranstorno do desenvolvimento da coordençãopt_BR
dc.subjectMotor skills disorderen
dc.subjectDevelopmental coordination disorderen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectLanguageen
dc.titleO desempenho motor e fatores de risco no primeiro ano de vida como preditores do transtorno do desenvolvimento da coordenação e atrasos cognitivos e de linguagem na idade pré-escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilveira, Rita de Cássia dos Santospt_BR
dc.identifier.nrb001158830pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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