A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
dc.contributor.author | Mezalira, Sandra Mara | pt_BR |
dc.contributor.author | Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G. | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Jeferson Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Bracagioli Neto, Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-24T05:06:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253231 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os agrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas e doenças de plantas, dispersas no ar, água, solo e alimentos, que afetam o ambiente e saúde dos seres vivos. As escolas e as universidades são espaços para ensino e apropriação dos conceitos científicos relacionados aos agrotóxicos. Buscou-se analisar e sistematizar as pesquisas sobre Agrotóxicos no Ensino de Ciências, publicadas de 2008 a 2018, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Scientific Electronic Library online, no Google Acadêmico, na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, na Revista Ciências & Ideias, na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Esta investigação é de natureza quali-quantitativa, do tipo bibliográfica. Para as buscas, utilizaram-se os descritores “Agrotóxicos” e “Agrotóxicos AND Ensino”, aplicando-os ao título, resumo e palavras-chave. Foram encontrados cerca de 25000 trabalhos, com o descritor Agrotóxicos, dos quais 60 foram elegíveis para este estudo, por tratarem do ensino. A disciplina de Química foi abordada em 24 textos. O Ensino Médio, prevaleceu, constando em 37 dos trabalhos. Os instrumentos mais utilizados pelos pesquisadores nessas produções foram: questionários, entrevistas, diário de campo, observação, sequência didática, resolução de problemas e os três momentos pedagógicos. O Ensino e Aprendizagem foi o foco mais evidente, perfazendo 61% dos textos. O ano de 2016 foi o que representou maior número de produções envolvendo o tema Agrotóxicos, publicadas em periódicos e eventos científicos e encontradas no Google Acadêmico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesticides are substances used for pests and plant diseases control, dispersed in the air, water, soil and food, affecting the environment and health of living beings. The school is a place for teaching and appropriation of scientific concepts related to pesticides. We sought to analyze and systematize the research on Pesticides in Science Education, published from 2008 to 2018, in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, in the Catalog of Theses and Dissertations from CAPES, in Scientific Electronic Library online, in Google Scholar, in the Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, in the Revista Ciências e Ideias, in the Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, and in the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. The study is of a qualitative and quantitative nature, of the bibliographic type. For the searches, the descriptors "Pesticides" and "Pesticide AND education" were used, applying them to the title, abstract, and keyword. About 25000 works were found with the “Pesticide” descriptor, of which only 60 were selected for this study, as they deal with teaching. Chemistry was covered in 24 texts. As for the level of education, high school prevailed, comprising 37 of the works. The research instruments most used were: Questionnaires, Interviews, Field Diary, Observation, Didactic Sequence, Problem Solving, Three Pedagogical Moments. Teaching and Learning was the most evident focus, making up 61% of the texts. The year of 2016 was the one that represented the largest number of productions involving the theme Pesticides, published in journals and scientific events and found on Google Scholar. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 9, n. 1 (2020), p. 1-22 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pesticides | en |
dc.subject | Pesticida | pt_BR |
dc.subject | Agrotóxico | pt_BR |
dc.subject | State of art | en |
dc.subject | Controversial issues | en |
dc.subject | Teaching-Learning | en |
dc.subject | Natural Sciences | en |
dc.title | A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The insertion of the pesticide theme in science teaching research in Brazil | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149841 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Agrárias (3971)