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dc.contributor.advisorZibenberg, Igor Ghelman Sordipt_BR
dc.contributor.authorPeixoto, Bianca Nunespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-24T05:05:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253166pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo analisar como o serviço de orientação educacional (SOE) acolhe e acompanha os casos de lesão autoprovocada em crianças e adolescentes em uma escola pública estadual de São Leopoldo (RS). Além disso, busca refletir sobre os espaços de escuta na escola, já que tais lesões trazem a tona um sofrimento muito grande que não é posto em palavras. Na perspectiva deste trabalho, acredita-se que a escola pode atuar como um local privilegiado para estratégias nesse sentido. A pesquisa foi qualitativa de caráter exploratório, tendo como metodologia a coleta de dados através de pesquisas eletrônica e documental, de quatorze questionários em formulário digital respondidos pelos professores e uma entrevista de maneira virtual com a orientadora educacional da escola. A análise dos dados foi realizada com base na análise do conteúdo. Como resultados, pode-se concluir que o serviço de orientação educacional da escola pesquisada atua em parceria com a equipe diretiva e outros setores, mesmo com limitações, de maneira coesa na qual “a lei maior é a da equipe de trabalho”, ou seja, demonstrando que também não há diretrizes claras sobre os encaminhamentos devidos através de políticas públicas ou profissionais qualificados da área da psicologia ou psicologia escolar, por exemplo. Demonstrou-se também que existem outros espaços de escuta na escola, para além do SOE, os quais são construídos na relação com os demais setores da escola, com os professores e através de propostas pedagógicas que abordem o acolhimento do sofrimento existencial do alunado.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation aims to analyze how the educational guidance service (SOE) welcomes and monitors cases of self-harm in children and adolescents in a school in São Leopoldo (RS). In addition, it seeks to reflect on listening spaces at school, since such injuries bring up a great deal of suffering that is not put into words. From the perspective of this work, it is believed that the school can act as a privileged place for strategies in this sense. The research was qualitative and exploratory, having as methodology the collection of data through electronic and documental research, questionnaire in digital form and interview in a virtual way with the educational advisor of the school. Data analysis was performed based on content analysis. As a result, it can be concluded that the educational guidance service of the researched schoolworks in partnership with the management team and other sectors, even with limitations, in a cohesive way in which "the highest law is that of the work team", that is, demonstrating that there are also no clear guidelines on referrals due through public policies or qualified professionals in the field of psychology or school psychology, for example. It was also demonstrated that there are spaces for listening in the school, in addition to the SOE, from other sectors, teachers and pedagogical proposals in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSelf injuryen
dc.subjectAutomutilaçãopt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectEducational orientationen
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.titleA escuta do sofrimento que marca o corpo no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154683pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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