O ensino das danças folclóricas árabes como caminho para uma educação multicultural crítica
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2022Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este é um trabalho de revisão bibliográfica com pesquisa qualitativa que objetiva compreender a relevância do estudo das danças folclóricas árabes como um caminho para a educação multicultural crítica. Na fundamentação teórica são abordados conceitos trazidos a partir dos Estudos Culturais, entre eles os de identidade, diferença e representação, e de trabalhos científicos que tratam da dança na educação e das danças folclóricas árabes especificamente. As danças folclóricas árabes entram como um ...
Este é um trabalho de revisão bibliográfica com pesquisa qualitativa que objetiva compreender a relevância do estudo das danças folclóricas árabes como um caminho para a educação multicultural crítica. Na fundamentação teórica são abordados conceitos trazidos a partir dos Estudos Culturais, entre eles os de identidade, diferença e representação, e de trabalhos científicos que tratam da dança na educação e das danças folclóricas árabes especificamente. As danças folclóricas árabes entram como um rico meio de se analisar, problematizar e ressignificar a intricada relação entre Ocidente e Oriente, que envolve questões de identidade, diferença e representação a partir da análise crítica de relações de poder. Foi feita, então, uma relação entre os trabalhos científicos que abordam a prática de danças folclóricas árabes (sendo “dança do ventre” – aspas explicadas ao longo deste trabalho – o termo mais encontrado nos trabalhos científicos analisados) com a fundamentação teórica no sentido de ilustrar, questionar e pensar o ensino de danças folclóricas árabes como um caminho para uma educação multicultural crítica. Os resultados foram apresentados em três categorias de análise: i) a “dança do ventre” como produto do Orientalismo: como tudo começou; ii) Orientalismo no Brasil: dos mitos de origem ao silenciamento das mulheres árabes e iii) o potencial das danças folclóricas árabes para uma educação multicultural crítica, trazendo trabalhos que apresentam o potencial transformador da dança e das danças folclóricas árabes especificamente. Por fim, são feitas algumas considerações em relação à importância da formação de docentes críticos para que se tenha uma educação não apenas multicultural, mas crítica, seja na escola de ensino formal ou em escolas de dança, dada a importância devida que esta prática pedagógica envolve. ...
Abstract
This is a bibliographic review work with qualitative research that aims to understand the relevance of the study of Arab folk dances as a path to Critical Multicultural Education. In the theoretical foundation, I researched concepts from the Cultural Studies, among which concepts of identity, difference and representation, and from scientific papers that deal with dance in education and Arab folk dances specifically. Arab folk dances can be a rich means of analyzing, problematizing and re-signi ...
This is a bibliographic review work with qualitative research that aims to understand the relevance of the study of Arab folk dances as a path to Critical Multicultural Education. In the theoretical foundation, I researched concepts from the Cultural Studies, among which concepts of identity, difference and representation, and from scientific papers that deal with dance in education and Arab folk dances specifically. Arab folk dances can be a rich means of analyzing, problematizing and re-signifying the intricate relationship between the Orient and the Occident, which involves matters of identity, difference and representation from the critical analysis of power relations. A relationship was then made between the scientific papers that approach the practice of Arab folk dances (being "belly dance" - quotes explained throughout this paper - the term mostly found in the analyzed scientific papers) with the theoretical foundation in the sense of illustrating, questioning and thinking about the teaching of Arab folk dances as a path to Critical Multicultural Education. The results were presented in three categories of analysis: “belly dancing” as a product of Orientalism: how it all began; Orientalism in Brazil: from myths of origin to the silencing of Arab women; and the potential of Arab folk dances for Critical Multicultural Education, refering to papers that present the transforming potential of Arab folk dance and dances specifically. Finally, some considerations are made regarding the importance of training critical teachers in order to have an education that is not only multicultural, but critical, whether in formal schools or in dance schools, given the due importance that this pedagogical practice involves. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
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