O corpo feminino sem retoques em debate nas redes sociais: um estudo das interações com o Instagram @saggysara
Fecha
2021Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho investiga de que forma o público se relaciona com a influenciadora @saggysara no Instagram a partir de suas publicações. O objetivo geral é buscar entender o que as interações com o perfil @saggysara nos dizem sobre a recepção do seu conteúdo body positive no Instagram visando responder a pergunta “Como o público se relaciona no perfil @saggysara a partir dos posicionamentos em relação ao conteúdo body positive?” Para isso, buscamos entender as corporalidades a partir de estudos d ...
Este trabalho investiga de que forma o público se relaciona com a influenciadora @saggysara no Instagram a partir de suas publicações. O objetivo geral é buscar entender o que as interações com o perfil @saggysara nos dizem sobre a recepção do seu conteúdo body positive no Instagram visando responder a pergunta “Como o público se relaciona no perfil @saggysara a partir dos posicionamentos em relação ao conteúdo body positive?” Para isso, buscamos entender as corporalidades a partir de estudos de Garrini (2010), Rosário (2006), Rocha (2013), Vaz (2006), Castro (2004), Santos (2012), entre outros, e o caráter social e relacional do corpo (ROSÁRIO et al., 2016), bem como as relações de poder que incidem sobre ele (SIBILIA, 2016). Também nos apoiamos em estudos sobre as redes sociais digitais (RECUERO, 2009), suas potencialidades e pontos de atenção e a forma como o ciberativismo se desenvolve em ambientes digitais (PIRES; CASTRO, 2021). Utilizamos como estratégia metodológica a etnografia virtual (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011) para elucidar as dinâmicas comunicacionais do perfil de @saggysara no Instagram, e na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para verificar as relações a partir da interação nos comentários das publicações. Como resultado, foi possível delimitar seis principais modos de posicionamento – compartilhadores, concordantes, dialógicos, discordantes, elogiosos e gratos –, que nos fizeram compreender as principais expressões em resposta ao conteúdo da influenciadora e a forma como variam no decorrer do período pesquisado. ...
Abstract
This paper investigates in what way the audience relates to the influencer @saggysara on Instagram based in her publications. The main gol is to seek to understand what the interactions with the profile @saggysara tell us about the reception of her body positive content on Instagram, aiming to answer the question “How does the audience relate to @saggysara’s profile from the positions related to the body positive content?” For that purpose, we seek to understand corporalities from previous stud ...
This paper investigates in what way the audience relates to the influencer @saggysara on Instagram based in her publications. The main gol is to seek to understand what the interactions with the profile @saggysara tell us about the reception of her body positive content on Instagram, aiming to answer the question “How does the audience relate to @saggysara’s profile from the positions related to the body positive content?” For that purpose, we seek to understand corporalities from previous studies by Garrini (2010), Rosário (2006), Rocha (2013), Vaz (2006), Castro (2004), Santos (2012), among others, and the social and relational character of the body (ROSÁRIO et al., 2016), as well as the power relations that affect it (SIBILIA, 2016). We also rely on studies on social networks (RECUERO, 2009), their potentialities and points of attention in the way that develops in digital environments cyberativism (PIRES; CASTRO, 2021). We use virtual ethnography as a methodological strategy (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011) to elucidate the communication dynamics of the profile of @saggysara on Instagram, and to analyze the content (BARDIN, 1977) to verify the relationships from the interaction with us, comments on publications. As a result, it was possible to delimit six main ways of positioning – sharing, agreeing, dialogic, discordant, appreciative and grateful –, which enable us to understand the main expressions in response to the content of the influencer and the way they vary during the investigated period. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37546)Tesinas Comunicación Social (1877)
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