Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
dc.contributor.advisor | Moll, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula, Cláudia Regina Ataíde de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-23T04:52:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253078 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo, a partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2020 e 2022 com egressas/os e ex-professores/gestores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Turma de 2012 das Encostas da Serra Geral/SC) da Universi-dade Federal de Santa Catarina (UFSC), compreender quais foram as contribuições que a formação de Professoras/es “do”, “no” e “para campo aportou ao processo de construção territorial que, desde o início da década de 1990, vem se desenvolvendo nas Encostas da Serra Geral. Os resultados deste estudo apontam que o acesso à universidade em função do projeto de “interiorização” e o formato em Regime de Al-ternância, proporcionou às/aos egressas/os do Curso, além do aprendizado e forma-ção de educadoras/es apropriadamente preparados para trabalhar em escolas do campo, a ampliar o olhar e a percepção da realidade (social, ambiental, cultural, polí-tica e econômica) na qual se encontram inseridos. O Curso contribuiu também para despertar o interesse, fortalecer e qualificar as discussões e o papel participativo des-tes educandos em questões que envolvem o desenvolvimento do território. Fazendo com que, atualmente, essas/es egressas/os ocupem salas de aulas, direção de esco-las, Diretoria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, lideranças em cooperativas e associações locais e sejam rea-lizadores ainda mais qualificados do agroturismo e da produção agroecológica em suas propriedades rurais, se colocando com agentes fortalecedores do desenvolvi-mento territorial. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims, based on a survey conducted between the years 2020 and 2022 with graduates and former teachers/managers of the Degree Course in Field Education (Class of 2012 from Encostas da Serra Geral/SC) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), to understand which were the contributions that the formation of tea-chers "from", "in" and "for" the countryside contributed to the process of territorial cons-truction that, since the beginning of the 1990s, has been developed in the Encostas da Serra Geral. The results of this study point out that the access to the university due to the "interiorization" project and the Alternating Cycle format have provided the course's graduates, besides knowledge, and the formation of educators appropriately prepared to work in rural schools, also the broadening of their perception of the reality (social, environmental, cultural, political and economic) in which they are inserted. The Course has also contributed to awaken the interest, strengthen and qualify the discussions and the participative role of these students in issues that involve the development of the territory. As a result, these graduates now occupy classrooms, school management, the Municipal Board of Education, the Municipal Secretariat of Education, the Municipal Secretariat of Tourism, leadership in cooperatives and local associations, and are even more qualified entrepreneurs in agro-tourism and agro-ecological production in their rural properties, becoming strengthening agents of territorial development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Training for rural teachers | en |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | Territorial development | en |
dc.subject | Trabalhadores rurais | pt_BR |
dc.title | Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Guzzatti, Thaise | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001157882 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Multidisciplinario (2564)