Mulheres em movimento : trajetóriasdeestudantes negras na UFRGS e o tornar-se mulher negra
dc.contributor.advisor | Caregnato, Célia Elizabete | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Patricia Helena Xavier dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T04:51:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253043 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa como a socialização acadêmica afirma e reafirma o pensamento e agência das mulheres negras a partir das trajetórias de nove estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul egressas. ou em fase de conclusão do curso. A partir de uma contextualização, onde buscou-se apresentar as contribuições de intelectuais e militantes negras para a constituição de um pensamento crítico nominado pensamento das mulheres negras e um breve histórico do movimento das mulheres negras, a pesquisa trouxe alguns dados sobre a inserção crescente das mulheres negras no ensino superior e mais especificamente na UFRGS no período de 2004 a 2014, bem como as questões relacionadas a sua socialização, agência e crítica num ambiente considerado elitista, utilizando como recursos teóricos e metodológicos a sociologia das ausências e das emergências, de Boaventura Sousa Santos e a sociologia em escala individual de Bernard Lahire. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes how academic socialization influences, affirms or reaffirms black women's thinking and agency based on the trajectories of nine students from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, who are already in the final stages of their graduate programs. From a contextualization that aimed at presenting the contributions of black intellectuals and militants to the constitution of the critical thinking referred to as "black women's thought", and a brief history of the black women's movement, the research brought some data about the increasing insertion of black women in higher education and more specifically in UFRGS from 2004 to 2014, as well as questions related to their socialization, agency and criticism in an environment considered elitist, using as theoretical and methodological resources the sociology of absences and emergences, by Boaventura Sousa Santos and Bernard Lahire's sociology on an individual scale. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Black women | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Trajectories | en |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | Socialization | en |
dc.subject | Agency | en |
dc.subject | Critical thinking | en |
dc.title | Mulheres em movimento : trajetóriasdeestudantes negras na UFRGS e o tornar-se mulher negra | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001158002 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7288)Educação (2434)