Extração de contextos definitórios do Corpus COVID-19 com CQL
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Definition context extraction from the COVID-19 corpus with CQL
Assunto
Resumo
Termos representam os conceitos de um domínio e sua compreensão permite o acesso aos saberes contidos nos textos especializados. Entender o significado dos termos, portanto, é de grande importância não apenas para que pesquisadores possam socializar seus estudos e descobertas, mas também para que profissionais e estudantes de várias áreas possam se valer da informação especializada em contextos de estudo e de trabalho. A evolução rápida do conhecimento muitas vezes não permite que a terminologi ...
Termos representam os conceitos de um domínio e sua compreensão permite o acesso aos saberes contidos nos textos especializados. Entender o significado dos termos, portanto, é de grande importância não apenas para que pesquisadores possam socializar seus estudos e descobertas, mas também para que profissionais e estudantes de várias áreas possam se valer da informação especializada em contextos de estudo e de trabalho. A evolução rápida do conhecimento muitas vezes não permite que a terminologia criada para designar conceitos seja dicionarizada com a necessária rapidez. Tal fato pode representar um grande desafio para aqueles que necessitam ter acesso ao conhecimento especializado. Tendo em vista o contexto descrito, este estudo parte da revisão de abordagens utilizadas para a extração automática de traços definitórios (TDs) e contextos definitórios (CDs) e propõe a utilização da ferramenta Corpus Query Language(CQL) para a extraçãode informações que auxiliem no entendimento da terminologia empregadaem textos especializados. Em especial, verificamos a utilidade das sintaxes de busca construídas com a CQLpara esse propósito, aplicando-as ao Corpus COVID-19. O percurso apresentado neste estudo poderá auxiliar não apenas especialistas da área médica, mas também tradutores, lexicógrafos e professores a processarem, de forma mais rápida e precisa, o conhecimento contido em textos especializados. ...
Abstract
Terms represent the concepts of a domain and by comprehending them readers have access to the knowledge contained in specialized texts. Therefore, understanding the meaning of terms is of great importance not only for researchers to share the results of their studies, but also for professionals and students from various areas to applyspecialized information in their learning and workingcontexts. The fast-evolving knowledge does not always permit that the terminology created to designate new con ...
Terms represent the concepts of a domain and by comprehending them readers have access to the knowledge contained in specialized texts. Therefore, understanding the meaning of terms is of great importance not only for researchers to share the results of their studies, but also for professionals and students from various areas to applyspecialized information in their learning and workingcontexts. The fast-evolving knowledge does not always permit that the terminology created to designate new concepts is quickly inserted in dictionaries, and this may represent a great challenge for those who need access to specialized knowledge. After presenting approaches used in the last twenty years for the automatic extraction of definition traits (DT) and definition contexts (DC), we propose the use of the Corpus Query Language (CQL) tool to retrieveinformation that helps in understanding the terminology used in specialized texts. In particular, we attested the usefulness of search syntaxes built with CQL for this purpose, applying them to the COVID-19 Corpus. The path presented in this study can help not only specialists in the medical field, but also translators, lexicographers and teachers to process, in a faster and more accurate way, the knowledge contained in specialized texts. ...
Contido em
Tradterm : revista do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia. São Paulo, SP. Vol. 42 (2022), p. 125-138
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License