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dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Doriedson do Socorropt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T04:56:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1808-799Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252727pt_BR
dc.description.abstractO presente texto traz, a partir do materialismo histórico-dialético, uma contribuição à análise do intercâmbio seres humanos-natureza mediados pelo trabalho como crítica do modo de produção capitalista, que impõe uma ruptura dessa relação nesse intercâmbio. Contudo, contrapondo-se a essa perspectiva, é possível identificar outros modos de vida que resistem a isso no interior das contradições capital-trabalho. As reflexões propostas almejam colaborar com o aprofundamento de análises sobre as relações entre trabalho e educação, em particular o trabalho como princípio educativo, a partir do enfoque do tema relações entre seres humanos e natureza.pt_BR
dc.description.abstractEl siguiente texto trae, partiendo del materialismo histórico-dialéctico, una contribución a el análisis de intercambio seres humanos-naturaleza por medio de el trabajo como crítica de el modo de producción capitalista, que impone una ruptura de esa relación en ese intercambio. Sin embargo, y en oposición a esa perspectiva, es posible identificar otros modos de vida que resisten a eso en el interior de las contradicciones capital-trabajo. Las reflexiones propuestas buscan colaborar con la profundización de análisis sobre las relaciones de trabajo y educación, en particular el trabajo como principio educativo, enfocando en el tema relaciones entre seres humanos y naturaleza.es
dc.description.abstractThe present text brings, from the historical-dialectical materialism, a contribution to the analysis of the human-nature interchange mediated by labor as a criticism of the capitalist production mode, which imposes a rupture of this relation in this interchange. However, in opposition to this perspective, it is possible to identify other ways of life that resist this within the capital-labor contradictions. The proposed reflections aim to collaborate with the deepening of analyses about the relations between labor and education, in particular labor as an educational principle, from the focus of the theme relations between human beings and nature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n. 43 (2022), p. 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelaciones entre seres humanos y naturalezaes
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectTrabajo como principio educativoes
dc.subjectModos de vidaes
dc.subjectPueblos y comunidades tradicionaleses
dc.subjectRelations between human beings and natureen
dc.subjectLabor as an educational principleen
dc.subjectWays of lifeen
dc.subjectTraditional peoples and communitiesen
dc.titleRelações seres humanos-na tureza : trabalho, cultura e produção de saberespt_BR
dc.title.alternativeRelaciones seres humanos-na turaleza : trabajo, cul tura e producción de sabereses
dc.title.alternativeHuman-na ture relations : work, cul ture and knowledge productioen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001155660pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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