Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWeinheimer, Gicelept_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T04:55:57Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1413-0416pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252720pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta resultados de uma investigação realizada com o propósito de examinar possíveis ações de contraconduta vinculadas aos movimentos neoliberais que se fazem presentes em uma escola pública, mobilizadas pela emergência do Programa Novo Ensino Médio (PNEM) e por atividades pedagógicas. O material analisado é composto por questionários e registros de um Diário de Campo. As bases teóricas encontram-se no pensamento de Michel Foucault. O exame mostrou duas regularidades. A primeira refere-se às possibilidades de suspensão das finalidades utilitaristas da escola impostas pelo modelo empresarial. A segunda aborda tentativas de dissolução do narcisismo no ambiente escolar, pautados em contracondutas neoliberais. O estudo mostra que as marcas utilitaristas e narcisistas, engendradas pela racionalidade neoliberal, podem ser temporariamente suspensas, liberando a escola e os discentes para uma experimentação coletiva capaz de colocar a todos em situação de igualdadept_BR
dc.description.abstractThe article presents results of an investigation carried out with the purpose of examining possible counterconduct actions linked to neoliberal movements that are present in a public school, mobilized by the emergence of the New High School Program (PNEM) and by pedagogical activities. The analyzed material consists of questionnaires and records from a field notebook. The theoretical bases are found in Michel Foucault’s thinking. The exam showed two regularities. The first refers to the possibilities of suspending school utilitarian purposes posed by the business model increasingly spread by educational systems. The second addresses attempts to dissolve narcissism in the school environment, based on neoliberal counterconduct. Thus, the study shows that the utilitarian and narcissistic sieve, mobilized by neoliberal rationality, can be temporarily suspended, freeing the school and students for a collective experimentation capable of placing everyone on an equal footing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSignos. Lajeado, RS. Vol. 42, n.1 (2021), p. 21-32pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectNeoliberal rationalityen
dc.subjectCounterconducten
dc.title(Novo) ensino médio e movimentos de contraconduta na escolapt_BR
dc.title.alternative(New) high school and counterconduct movements at school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001156391pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples