Tensão e desordem : escolarização e imaginário de mulheres recicladoras
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Data
2001Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Essa dissertação trata do estudo sobre as construções imaginárias a respeito de escolarizaçãeo da prática docente em sala de alfabetização de adultos trabalhadoras. A investigação foi realizada com mulheres trabalhadoras em galpão de separação de resíduos sólidoss Associação Ecológica Rubem Berta, zona norte na cidade de Porto Alegre.O estudo se deu na perspectiva Etnometodológica com a preocupação de compreender nas formulações imaginárias dos sujeitos, bem como o sentido qua atribuem à realid ...
Essa dissertação trata do estudo sobre as construções imaginárias a respeito de escolarizaçãeo da prática docente em sala de alfabetização de adultos trabalhadoras. A investigação foi realizada com mulheres trabalhadoras em galpão de separação de resíduos sólidoss Associação Ecológica Rubem Berta, zona norte na cidade de Porto Alegre.O estudo se deu na perspectiva Etnometodológica com a preocupação de compreender nas formulações imaginárias dos sujeitos, bem como o sentido qua atribuem à realidade dos fatos sociais que a compõem. O referencial teórico está fundado principalmente em Corneluis Castoriadis, autor que trabalha o Imaginário Social como criador das instituições e suas funções uma abordagem político-filosófica e sociológica; Édgar Morin e Georges Balandier que tratam a realidade social na perspectiva da complexidade e do movimento, como princípio de aproximação do real como ele é, ou seja, explicálos e apreendê-lo em categorias, em conceituações, mas tentar compreendê-lo na sua natureza complexa. Os resultados revelam que os adultos ao se alfabetizarem além de buscarem na escola os sentidos já instituídos socialmente produzem outros a partir de sua realidade e de sua cultura. Sentidos que não estão restritos à funcionalidade instrurmental da escola, mas se expandem rios campos da afetividade, da auto-estima, dos relacionamentos interpessoais em outros grupos sociais. Quanto à prática docente, esta se configura a partir dessa polissemia de sentidos sendo produzida pela ação imaginária do educando e do educador. ...
Abstract
This essay deals with the study of imaginary constructions related to schooling and teaching illiterate adult workers. The research was made amora women who work with solid wastage sorting for Associação Ecológica Rubem Berta, in the north of Porto Alegre city. The study was bases on an Ethnomethodological practice, trying to understand both the imaginary formulation of rule subjects and the mearling atcributed to the reality arte its social faces. The theoretical reference point is mainly base ...
This essay deals with the study of imaginary constructions related to schooling and teaching illiterate adult workers. The research was made amora women who work with solid wastage sorting for Associação Ecológica Rubem Berta, in the north of Porto Alegre city. The study was bases on an Ethnomethodological practice, trying to understand both the imaginary formulation of rule subjects and the mearling atcributed to the reality arte its social faces. The theoretical reference point is mainly based on: Cornelius Castoriadis, author who work the social imaginary as the creator of institutions and its functions in a political -philosophical and sociological approach; Edgar Morin and Georges Balandier who refer to social reality from the point of view of complexity and movement, as the principle of approaaching the real by itself without the intention of explaining it and classifying in to categories, in concepts, but trying to understand it in its complex natura. The results show that when adulds get literate they look for social settled senses at school and other senses produced from their reality and cultures as well. They are interesd inthe senses that are not restricted to the instrumental flow of the school but the ones related to affection, self-esteem, relationship among different social groups. The teaching practice stems from this polysemous of senses produced by the imaginary action of the student and the theacher. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7477)Educação (2503)
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