Quando eu canto, posso : o discurso educacional em textos da tradição oral
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Data
2000Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
A pesquisa se propõe a analisar a Discurso Educacional a partir de textos de povos de tradição oral através do campo teórico fornecido pela Análise de Discurso da Escola Francesa, principalmente dentro das pesquisas realizadas por Pêcheux na Terceira Fase. É um estudo de análise em que são levantadas formulações discursivas e marcas lingtlísticas que irão mostrasse como de caráter educativo, somando-se, assim, ao da visão voltada ao sagrado - como se encontra classiâcados a maioria dos textos p ...
A pesquisa se propõe a analisar a Discurso Educacional a partir de textos de povos de tradição oral através do campo teórico fornecido pela Análise de Discurso da Escola Francesa, principalmente dentro das pesquisas realizadas por Pêcheux na Terceira Fase. É um estudo de análise em que são levantadas formulações discursivas e marcas lingtlísticas que irão mostrasse como de caráter educativo, somando-se, assim, ao da visão voltada ao sagrado - como se encontra classiâcados a maioria dos textos pertencentes à tradição oral. Dentro do campo discursivo da oralidade, coram selecionados temos que pertencem ao recorte temático 'música'. Neste acervo temático, foram escolhidos para esta dissertação cinco exemplos: um Rig-Vidas chamado "Hino à Criação", uma lenda bororo conhecida como "A Música", uma canção de ninar inca, o "Canto do Canto" dos Iroqueses, e uma reflexão educativa-pedagógica sobre as canções de roda hde. Ao analisar as condições de produção que acompanham cada texto, foi possível estabelecer uma relação entre os sentidos pré-construídos e as filiações que os sujeitos íàziam a esses sentidos- A pesquisa düecionou-se em constituir o real que se apresentava nos textos, com um levantamento histórico, através dos sentidos encontrados na rede de memória. A dissertação trabalha com a definição de sujeito que se filia aos sentidos pré-construídos e que, ao biliar-se, acaba por interpretar os sentidos já-dados, ressigniâicando este real onde nasceu. Conclui que, ao interpretar e reinterpretar continuamente, o sujeito acaba por se manifestar(dente a si próprio e dente aos ouros) com um gesto educativo. Os povos pesquisados, indiferente à época em que existiram, tinham uma preocupação com a educação, com os saberes que produziram e com os sentidos destes saberes. Esta preocupação era destacada pelo complexo sistema de regras em que estava inserida as técnicas de memória para perpetuar estes saberes. ...
Abstract
The purpose of this research is to analyse the Educational Discourse from wntings produced by folks with oral tradition, through theoretical filded given by Discourse Analysis of French School, mainly using Pêcheux's research in the Third Stage. It is a kind of analysis in which discoursive formulations and linguistic characters are raised, and that will bater be shown as an educational feature, being added to the sacred character - like most writings of oral tradítion are classiHied. In the âl ...
The purpose of this research is to analyse the Educational Discourse from wntings produced by folks with oral tradition, through theoretical filded given by Discourse Analysis of French School, mainly using Pêcheux's research in the Third Stage. It is a kind of analysis in which discoursive formulations and linguistic characters are raised, and that will bater be shown as an educational feature, being added to the sacred character - like most writings of oral tradítion are classiHied. In the âleld of discoursive orality, texto linked to music were chosen. In this thematic set, tive examples for this paper were selected: one Rig-Vedes called "Hymn to the Creation"; a Bororo's legend known as "The Music"; one Inca's lullaby; the "Chant of Chant" âom Iroquois; and a pedagogical-educationarel flectiona bout the songs played in a play-around-a-rosy nowadays. In analysing the conditions of production in each text, it was possible to establish a relationship between the pre-constíucted penses and the Hliations to these penses made by the subjects. This research intended to construct the real present in the texts, through a historical survey of the sensos found in the memory web. This dissertation deals with the deíinition of subject who filiates to the pre-constructed senões and in that way, makes interpretationso f the already given penses,r e-signifyingt he real where these senões were bom. As a conclusion, when continually interpreting and re-interpreting, the suUect ends up manifesting himself (to hímself and to the others) with an educated act. The folks analysed,n o matter the time they lived, were concemedw ith education,w ith the knowledge they produced and with the sensos of this knowledge. Tais concern was emphasizedb y the complex tule system in which the memory techniques to perpetuatet he knowlwdge were inserted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7477)Educação (2503)
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