Show simple item record

dc.contributor.advisorDamo, Arlei Sanderpt_BR
dc.contributor.authorMiglioranza, Cristiane Indiara Vernespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T04:53:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252486pt_BR
dc.description.abstractO movimento Ciência Aberta (Open Science) surge na esteira das iniciativas por Acesso Aberto (Open Access) e Arquivos Abertos (Open Archives). No Brasil, integra a construção do 5º Plano de Ação no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), ação internacional da qual o país é um dos membros-fundadores. No ambiente editorial científico brasileiro, tem sido capitaneado pelo SciELO, programa entendido como referência internacional de indexação e de profissionalização editorial. Este trabalho se foca nos discursos e experimentações que envolvem a abertura do processo de revisão por pares em periódicos científicos da área de Humanidades do SciELO. Com base nas noções de paradigma, comunidade científica, justificação e cultura de auditoria e a partir de uma perspectiva etnográfica, analisa debates ocorridos em 2021 e 2022 em parte do ambiente editorial científico brasileiro. Constata as assimetrias existentes entre revistas científicas nacionais e aponta para a necessidade da ampliação das discussões sobre a abertura da ciência e de inserção de atores como as associações científicas e as comissões de periódicos das universidades.pt_BR
dc.description.abstractThe Open Science movement emerges in the wake of the Open Access and Open Archives initiatives. In Brazil, it is part of the construction of the 5th Action Plan within the scope of the Open Government Partnership (OGP), an international action of which the country is one of the founding members. In the Brazilian scientific editorial environment, it has been led by SciELO, a program understood as an international reference for indexing and editorial professionalization. This work focuses on the discourses and experiments that involve the opening of the peer review process in scientific journals in the Humanities area of SciELO. Based on the notions of paradigm, scientific community, justification and audit culture and from an ethnographic perspective, it analyzes debates that took place in 2021 and 2022 in part of the Brazilian scientific editorial environment. It observes the existing asymmetries among national scientific journals and points to the need to broaden the discussions on the opening of science with the inclusion of actors such as scientific associations and university journals committees.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiência abertapt_BR
dc.subjectOpen scienceen
dc.subjectRevisão por parespt_BR
dc.subjectOpen peer reviewen
dc.subjectPeriódico científicopt_BR
dc.subjectScientific journalsen
dc.subjectHumanitiesen
dc.subjectSciELOen
dc.titleCiência aberta em debate : uma leitura antropológica a partir de periódicos científicos de Humanidades na Coleção SciELO Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001155762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record