Mostrar el registro sencillo del ítem
Ciência aberta em debate : uma leitura antropológica a partir de periódicos científicos de Humanidades na Coleção SciELO Brasil
dc.contributor.advisor | Damo, Arlei Sander | pt_BR |
dc.contributor.author | Miglioranza, Cristiane Indiara Vernes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T04:53:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252486 | pt_BR |
dc.description.abstract | O movimento Ciência Aberta (Open Science) surge na esteira das iniciativas por Acesso Aberto (Open Access) e Arquivos Abertos (Open Archives). No Brasil, integra a construção do 5º Plano de Ação no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), ação internacional da qual o país é um dos membros-fundadores. No ambiente editorial científico brasileiro, tem sido capitaneado pelo SciELO, programa entendido como referência internacional de indexação e de profissionalização editorial. Este trabalho se foca nos discursos e experimentações que envolvem a abertura do processo de revisão por pares em periódicos científicos da área de Humanidades do SciELO. Com base nas noções de paradigma, comunidade científica, justificação e cultura de auditoria e a partir de uma perspectiva etnográfica, analisa debates ocorridos em 2021 e 2022 em parte do ambiente editorial científico brasileiro. Constata as assimetrias existentes entre revistas científicas nacionais e aponta para a necessidade da ampliação das discussões sobre a abertura da ciência e de inserção de atores como as associações científicas e as comissões de periódicos das universidades. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Open Science movement emerges in the wake of the Open Access and Open Archives initiatives. In Brazil, it is part of the construction of the 5th Action Plan within the scope of the Open Government Partnership (OGP), an international action of which the country is one of the founding members. In the Brazilian scientific editorial environment, it has been led by SciELO, a program understood as an international reference for indexing and editorial professionalization. This work focuses on the discourses and experiments that involve the opening of the peer review process in scientific journals in the Humanities area of SciELO. Based on the notions of paradigm, scientific community, justification and audit culture and from an ethnographic perspective, it analyzes debates that took place in 2021 and 2022 in part of the Brazilian scientific editorial environment. It observes the existing asymmetries among national scientific journals and points to the need to broaden the discussions on the opening of science with the inclusion of actors such as scientific associations and university journals committees. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciência aberta | pt_BR |
dc.subject | Open science | en |
dc.subject | Revisão por pares | pt_BR |
dc.subject | Open peer review | en |
dc.subject | Periódico científico | pt_BR |
dc.subject | Scientific journals | en |
dc.subject | Humanities | en |
dc.subject | SciELO | en |
dc.title | Ciência aberta em debate : uma leitura antropológica a partir de periódicos científicos de Humanidades na Coleção SciELO Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155762 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36819)