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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Bruna Luizapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T04:52:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252446pt_BR
dc.description.abstractUm documentário é um material audiovisual utilizado para representar uma realidade que seus criadores acreditam ser importante ser observada e compartilhada por outras pessoas. Na sala de aula, os recursos audiovisuais podem ser uma das formas de sensibilização dos estudantes na introdução de diversos assuntos, na ilustração de paisagens e no registro de entrevistas e apresentação de diferentes ambientes. Esta pesquisa objetivou identificar a presença, ou não, das Habilidades das Ciências da Natureza, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, no documentário Caminhos de Itapeva, criado por estudantes e professores que participavam do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas, em 2017, filmado no Parque Estadual de Itapeva, localizado no município de Torres, Rio Grande do Sul. Com esta identificação intencionou-se relacionar o que está contido no documentário com algumas habilidades selecionadas da BNCC, tendo em vista possibilidades de inserção deste valioso material nos ambientes escolares e/ou nas salas de aula. Por meio de uma análise qualitativa, a partir da técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Bardin, foram selecionadas palavras representativas do que o documentário apresenta e divulga. No total, foram identificadas e destacadas 317 palavras, que foram agrupadas e reagrupadas sucessivamente, por critério semântico, viabilizando a criação de seis categorias de análise, concebidas como resultados da pesquisa. A discussão e análise dos resultados evidenciaram possibilidades distintas ao estabelecimento de relações com as Habilidades das Ciências da Natureza, previstas na BNCC para o Ensino Fundamental. Considerou-se que o documentário, no todo ou em fragmentos, pode ser um valoroso material didático a contribuir nos processos formativos de sujeitos de diferentes anos escolares, reforçando a necessidade de sua divulgação e reflexão sobre os temas complexos apresentados, incidindo em ações de preservação do Parque Estadual de Itapeva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectParque Estadual de Itapeva (Torres, RS)pt_BR
dc.titleDocumentário Caminhos de Itapeva e BNCC : quais são as possíveis relações?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001152779pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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