O teatro dos CPCS da UNE (1961-1964) : a busca por uma cultura popular entre as formas e os conteúdos da luta de classes
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Mesmo em sua vida breve, a experiência teatral do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, o CPC da UNE, marcou a história do teatro brasileiro. Como um verdadeiro departamento de agitprop, foi marcado pelas teorizações e disputas sobre o conceito de cultura popular e os processos de luta de classes que tomavam a cena no Brasil e no mundo nos 50 e 60, profundamente influenciado pela política do Partido Comunista Brasileiro, o PCB. Aqui, analisarei tal experiência sob o signo ...
Mesmo em sua vida breve, a experiência teatral do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, o CPC da UNE, marcou a história do teatro brasileiro. Como um verdadeiro departamento de agitprop, foi marcado pelas teorizações e disputas sobre o conceito de cultura popular e os processos de luta de classes que tomavam a cena no Brasil e no mundo nos 50 e 60, profundamente influenciado pela política do Partido Comunista Brasileiro, o PCB. Aqui, analisarei tal experiência sob o signo da luta de classes, buscando traçar os caminhos e rupturas dentro da arte teatral do CPC até sua criação, e sua dramaturgia como uma porta de entrada para o Teatro Épico de Brecht e Piscator no Brasil. ...
Abstract
Even in its brief life, the theatrical experience of the Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, also know as CPC da UNE, marked the history of Brazilian Theater. As a true agitprop department, it was marked by theorizations and disputes about the concept of popular culture and the processes of class struggle that took place in Brazil and in the world in the 50's and 60's, deeply influenced by the politics of the Brazilian Communist Party, the PCB. In this essay, I will anal ...
Even in its brief life, the theatrical experience of the Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, also know as CPC da UNE, marked the history of Brazilian Theater. As a true agitprop department, it was marked by theorizations and disputes about the concept of popular culture and the processes of class struggle that took place in Brazil and in the world in the 50's and 60's, deeply influenced by the politics of the Brazilian Communist Party, the PCB. In this essay, I will analyze this experience through the sign of class struggle, aiming to trace the paths and ruptures within the theatrical art of CPC until its creation, and its dramaturgy as a gateway to the Epic Theater of Brecht and Piscator in Brazil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36671)Tesinas Teatro (238)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License