Desde Freire : cinquenta anos de pedagogia do oprimido e o feminismo no Brasil
dc.contributor.author | Machado, Rita de Cássia | pt_BR |
dc.contributor.author | Paludo, Conceição | pt_BR |
dc.contributor.author | Motta, Amanda Motta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-03T05:10:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-6856 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252315 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo reúne uma síntese, de aspectos que as autoras já desenvolveram em outros textos, resultante de pesquisas, uma vez que temos, ao longo dos anos, Paulo Freire como um referencial. Assim como traz resultados de estudos sobre as mulheres e seus movimentos, teóricos e práticos, de libertação, que foram ocorrendo através do processo histórico, tendo como recorte o Brasil. A perspectiva teórica adotada é a do materialismo histórico dialético, e o objetivo consiste em estabelecer relações entre a pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, e a luta de libertação das mulheres. Atuar de forma articulada e coerente, nesta frente, demonstra uma compreensão profunda de que um novo Projeto de Sociedade requer homens e mulheres libertos de qualquer tipo de exploração, dominação, discriminação e de violência. Participar desta luta é o que nos faz sermos mulheres em processo de libertação porque descentradas, abertas e construtoras das p | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article it’is gathered a synthesis of aspects that the authors have already developed in other texts, resulting from researchs developed by both of them over the years, having Paulo Freire thinking as a reference. It also brings studies results about woman and their emancipation theoretic and practical movements that occurred through the historical process, especially in Brazil. The theoretical perspective adopted is dialectical historical materialism and the objective is to establish relations between pedagogy of the oppressed, by Paulo Freire, and the woman emancipation struggle. On this front, acting in an articulate and coherent manner demonstrates a deep understanding that a new Society Project requires men and women free from any kind of exploitation, domination, discrimination and violence. Participating in this struggle is what makes us women in a emancipation process, because we are decentralized, opened and also possibilities builders to establish a project for Brazil and humanity future | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 1 (2021), p. 233-253 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Oppression | en |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Feminism | en |
dc.subject | Emancipation | en |
dc.title | Desde Freire : cinquenta anos de pedagogia do oprimido e o feminismo no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | From Freire : fifty years of pedagogy of oprimido and feminism in Brazil | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153045 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)