Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRamos, Cecília da Conceição Reispt_BR
dc.contributor.authorRockembach, Moiséspt_BR
dc.contributor.authorPedrosa, Pedro Jerónimopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-03T05:10:00Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1413-9936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252299pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa demonstrar a importância atribuída aos Repositórios Institucionais (RI), a usabilidade e o conhecimento das suas políticas, pelos professores/investigadores, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Portugal, numa comparação entre Universidades e Politécnicos. O estudo foi efetivado mediante a aplicação de um inquérito, utilizando-se, para o efeito, a plataforma Google Forms. As respostas apuradas permitiram conhecer que a maioria dos inquiridos atribui importância ao RI (Repositório Institucional) (77,0%). Contudo, 2,1% afirmam pouca utilização e 29,7% não publicam/utilizam no/o RI. Sendo apontados como principais motivos a falta de tempo (38,9%), duplicação de tarefas (25,0%) e falta de conhecimento sobre as Políticas de Depósito dos Editores (20,5%). No que respeita à Política de Depósito Documental da Instituição, 62,4% desconhecem a sua existência e 35,0% dos respondentes demonstram cumpri-la integralmente e com facilidade. O artigo é o documento mais partilhado no RI (62,8%), com uma média anual de depósitos individuais de 1-5 documentos e 29,9 % dos participantes recorrem ao arquivo para efetivar a partilha das suas produções científicas. O estudo permite concluir que é nas universidades que os investigadores demonstram estar menos familiarizados com as dinâmicas dos repositórios, publicam menos no mesmo. São estes que sugerem mais comunicação e normas diversas, que suscitem uma maior utilização dos RI.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to demonstrate the importance given to Institutional Repositories (IR), the usability and knowledge of their policies, by teachers/researchers of public Higher Education Institutions (HEIs) in Portugal, in a comparison between Universities and Polytechnics. The study was carried out through the application of a survey, using the Google Forms platform. The answers revealed that the majority of respondents attach importance to the RI (Institutional Repository) (77.0%). However, 2.1% claim little use and 29.7% do not publish it in the RI and do not use the RI. The main reasons mentioned were lack of time (38.9%), duplication of tasks (25.0%) and lack of knowledge about Editors' Deposit Policies (20.5%). With regard to the Institution's Documentary Deposit Policy, 62.4% are unaware of its existence and 35.0% of respondents demonstrate that they comply fully and easily. The article is the most shared document in RI (62.8%), with an annual average of individual deposits of 1-5 documents and 29.9% of the participants use the archive to share their scientific productions. The study allows us to conclude that it is at universities that researchers are less familiar with the dynamics of repositories, they publish less in them. These are the ones that suggest more communication and diverse norms, which encourage greater use of IR.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2022), p. 68-88pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstitutional repositoriesen
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectOpen accessen
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAcesso abertopt_BR
dc.subjectFileen
dc.subjectResearchersen
dc.subjectDocument deposit policyen
dc.titleUsabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugalpt_BR
dc.title.alternativeUsability of institutional repositories of universities and polytechnics: the perspective of professors and researchers in Portugalen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001152674pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem