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dc.contributor.advisorSilva, Fabiano Couto Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Natália Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T04:54:50Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252255pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o avanço da internet e das tecnologias digitais, novos mecanismos de incentivos à leitura foram criados, como os clubes de assinaturas de livros que, em meio às crises no mercado editorial, têm alcançado resultados exponenciais através das mudanças no modo de publicação, circulação e leitura. Objetiva-se, com este estudo, investigar as estratégias de marketing digital utilizadas pelos clubes de assinaturas de livros e sua contribuição para a prática de incentivo à leitura. Para tanto, procede-se à pesquisa qualitativa e quantitativa através de um questionário aplicado com 616 respondentes contendo perguntas abertas e fechadas. Desse modo, evidencia-se que os clubes de assinaturas de livros incentivam a leitura e, conforme apontado por 61% dos seus assinantes e ex-assinantes, tais clubes incentivam mais do que bibliotecas. Apenas 16% afirmam que bibliotecas incentivam mais e os restantes (23%) não souberam dizer, pois não frequentam estes ambientes. Esta pesquisa também revelou que a principal ferramenta de marketing utilizada por estes clubes consiste em um dos meios mais antigos de comunicação na web: o e mail. É possível concluir que torna-se cada vez mais relevante a necessidade de atrair futuros leitores, bem como a atenção dos usuários que já frequentam espaços como bibliotecas. Apesar de muitas bibliotecas brasileiras não disporem de recursos financeiros, elas podem usar a mesma estratégia que esses clubes utilizam de forma gratuita e, com isso, fomentar a utilização do espaço e, consequentemente, contribuir para o aumento do número de leitores brasileiros.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the advance of internet and digital technologies, new mechanisms of reading incentive were created, such as the book subscription services which, in the midst of the crisis in the publishing market, have achieved exponential results through changes in the publishing, distribution and reading processes. This paper aims to investigate the digital marketing strategies used by these services and their impact on reading incentive programs. For this purpose, a qualitative and quantitative research was conducted through a questionnaire with 616 respondents, which included open ended and closed-ended questions. The results demonstrate that book subscription services encourage reading. According to 61% of current and former subscribers, book subscription services stimulate reading more than libraries do, while 16% of respondents believe that libraries encourage reading more than this type of service. And 23% of the respondents did not have an opinion about it, since they do not have experience with this. The research also reveals that the main marketing tool used by these services is the email, one of the oldest means of communication on the internet. It concludes that the need to attract new readers is increasingly relevant, as well as to attract the attention of users who already frequent libraries. Although many Brazilian libraries do not have enough financial resources, they may use the same strategy that these services do, but free of charge. This may encourage people to go to libraries and, consequently, contribute to increasing the number of Brazilian readers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBook subscription servicesen
dc.subjectClube de leiturapt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectTAG Livrosen
dc.subjectBook cluben
dc.titleAnálise do incentivo à leitura por meio de clubes de assinaturas de livrospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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