Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Filipe Renan de Lima Maracci Martins dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T04:54:04Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252224pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como base a dificuldade de ensino da Estatística. Por essa razão, temse como objetivo apresentar a necessidade da aplicação de novas ferramentas no ensino dessa disciplina, especialmente, nos anos finais do Ensino Fundamental. Fazendo uso da Modelagem Matemática, procura-se unir o meio mais utilizado por jovens a um assunto recorrente do seu dia-a-dia. Assim, aliando recursos tecnológicos e esporte, tem-se uma ferramenta que pode tanto contribuir no processo de aprendizagem, como trazer mais proximidade ao cotidiano do aluno. Para tanto, um site foi desenvolvido a fim de se verificar a efetividade dessa união, apresentando aos usuários aulas e conteúdos em diversos formatos que possibilitem maior interação entre o aluno e a plataforma. Esses conteúdos estão presentes nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e também na Base Nacional Comum Curricular. Ao final da pesquisa, verifica-se o resultado das avaliações dos usuários, a fim de identificar a utilidade dessa ferramenta de ensino. O site foi desenvolvido através da plataforma Wix e está disponível para o acesso de todos os públicos. Após análise dos resultados, observou-se que o objetivo principal de contribuir no ensino de Estatística, disponibilizando uma ferramenta extra para professores e alunos, foi alcançado, mas ainda é um caminho em desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractThis research is based on the difficulty of teaching Statistics. For this reason, the objective is to present the necessity of new tools application in the teaching discipline, especially in the Middle School. Using Mathematical Modeling, it seeks to unite the method most used by young people to a recurring subject of their daily lives. Therefore, combining technological resources and sport, there is a tool that can both contribute to the learning process, as well as bring more proximity to the student's life. For this, a website was developed in order to verify the effectiveness of this union, presenting to the users classes and content with several formats that allows better interaction between the student and the platform. These contents are present in the recommendations of the Parâmetros Curriculares Nacionais and also in the Base Nacional Comum Curricular. At the end of this research, the users’ evaluations results are verified, in order to identify the usefulness of this teaching tool. The website was developed through the Wix platform and is available for access by all audiences. After analyzing the results, it was observed that the main objective of contributing to the teaching of Statistics, providing an extra tool for teachers and students, was achieved, but it is still a path in development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectEsportes : Educaçãopt_BR
dc.subjectSport in educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTechnology and educationen
dc.subjectMiddle schoolen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.titleConhecendo a estatística através do futebol : proposta de site didático para o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125132pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples