Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
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Data
2021Tipo
Outro título
Methodological proposal for identification of unified areas of early childhood education equipments in the municipality of Porto Alegre / RS
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta metodológica de identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no município de Porto Alegre/RS, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A metodologia contemplou dados do censo demográfico e do censo escolar, os quais foram manipulados através de ferramentas de Geoprocessamento para a geração de mapas temáticos. O mapeamento foi realizado em duas escalas de análise. Na primeira escala de análise, o município foi ...
O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta metodológica de identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no município de Porto Alegre/RS, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A metodologia contemplou dados do censo demográfico e do censo escolar, os quais foram manipulados através de ferramentas de Geoprocessamento para a geração de mapas temáticos. O mapeamento foi realizado em duas escalas de análise. Na primeira escala de análise, o município foi dividido em 17 regiões, e duas dessas regiões foram selecionadas para análises mais específicas por possuírem baixas taxas de atendimento ao ensino infantil. Na segunda escala de análise, as duas regiões selecionadas previamente foram mapeadas com um maior nível de detalhamento, através do método dasimétrico. Além disso, foram mapeados os pontos com as coordenadas geográficas de creches e pré-escolas para a geração de raios de recrutamento, com a finalidade de se identificar as áreas com baixas condições de acesso a esses equipamentos. Dessa forma, foram identificadas duas áreas prioritárias para a instalação de creches e duas áreas para a instalação de pré-escolas. Como as bases de dados utilizadas nesta pesquisa possuem abrangência nacional, o uso dessa metodologia possibilita a comparação das diferentes realidades da oferta e demanda ao ensino infantil entre os municípios brasileiros. ...
Contido em
Revista GOT - Geografia e Ordenamento do Território. Portugal: Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Vol. 22 (dez. 2021) p. 200-229
Origem
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