Trajetórias de escolarização entre jovens da educação secundária : uma análise sobre políticas e desigualdades educacionais no Brasil e no Peru
dc.contributor.advisor | Caregnato, Célia Elizabete | pt_BR |
dc.contributor.author | Bassis, Ananda Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T04:53:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252129 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino médio representa o grande desafio da educação básica na América Latina. Uma vez que ocorreu o processo de universalização da educação fundamental, a entrada de jovens na etapa seguinte se deu pela ampliação da demanda e com o aumento da diversidade dos estudantes que chegam à escola de diferentes realidades e condições de existência. A etapa da escolarização secundária se tornou o grande desafio da educação básica. Frente a isso, os Estados vêm desenvolvendo políticas públicas em educação que procurem combater as diferentes desigualdades educacionais que impedem os estudantes de concluírem a etapa. Sendo assim, a presente dissertação tem como objetivo compreender qual o efeito que as políticas públicas em educação ocasionam sobre as trajetórias longitudinais de escolarização de jovens estudantes do ensino médio tendo como foco principal as desigualdades de gênero associadas as questões socioeconômicas, de área geográfica e étnico racial. Para isso, foram selecionados dois países para a análise, sendo eles o Brasil e o Peru. A pesquisa está separada em dois momentos metodológicos. O primeiro corresponde a uma pesquisa comparada em educação sobre a construção histórica e política do sistema de educação e das políticas públicas na área. Em um segundo momento, com base na teoria do curso de vida, se, é realizado um estudo com abordagem comparada em educação partir da descrição de dados quantitativos obtidos em plataformas de dados nacionais e internacionais sobre as trajetórias de escolarização para cada uma das realidades entre os anos de 2000 e 2018. Por fim, as duas partes da pesquisa são relacionadas, procurando no desenvolvimento das trajetórias, crescimento, estagnação ou retrocesso, suas possíveis relações com a implementação das políticas públicas. Como resultados, verificou se que na realidade brasileira, temos o processo de reversão das desigualdades em relação a educação da população feminina, ou seja, em termos gerais, as mulheres apresentam trajetórias mais sólidas e longevas em relação aos índices masculinos. Já, no Peru, a população que apresenta os índices inferiores de escolarização é a mulher rural que, apesar do crescimento dos últimos anos, estão aquém da média nacional. Contudo, em ambos os casos, os índices de escolarização tiveram uma melhora significativa. Conclui se que as políticas públicas são ferramentas essenciais que ajudam a delinear as trajetórias de escolarização, contudo é necessário que essas estejam em constante diálogo com as demandas sociais e culturais de cada país. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de escolarização entre jovens da educação secundária : uma análise sobre políticas e desigualdades educacionais no Brasil e no Peru | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154233 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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