Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorBassis, Ananda Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T04:53:15Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252129pt_BR
dc.description.abstractO ensino médio representa o grande desafio da educação básica na América Latina. Uma vez que ocorreu o processo de universalização da educação fundamental, a entrada de jovens na etapa seguinte se deu pela ampliação da demanda e com o aumento da diversidade dos estudantes que chegam à escola de diferentes realidades e condições de existência. A etapa da escolarização secundária se tornou o grande desafio da educação básica. Frente a isso, os Estados vêm desenvolvendo políticas públicas em educação que procurem combater as diferentes desigualdades educacionais que impedem os estudantes de concluírem a etapa. Sendo assim, a presente dissertação tem como objetivo compreender qual o efeito que as políticas públicas em educação ocasionam sobre as trajetórias longitudinais de escolarização de jovens estudantes do ensino médio tendo como foco principal as desigualdades de gênero associadas as questões socioeconômicas, de área geográfica e étnico racial. Para isso, foram selecionados dois países para a análise, sendo eles o Brasil e o Peru. A pesquisa está separada em dois momentos metodológicos. O primeiro corresponde a uma pesquisa comparada em educação sobre a construção histórica e política do sistema de educação e das políticas públicas na área. Em um segundo momento, com base na teoria do curso de vida, se, é realizado um estudo com abordagem comparada em educação partir da descrição de dados quantitativos obtidos em plataformas de dados nacionais e internacionais sobre as trajetórias de escolarização para cada uma das realidades entre os anos de 2000 e 2018. Por fim, as duas partes da pesquisa são relacionadas, procurando no desenvolvimento das trajetórias, crescimento, estagnação ou retrocesso, suas possíveis relações com a implementação das políticas públicas. Como resultados, verificou se que na realidade brasileira, temos o processo de reversão das desigualdades em relação a educação da população feminina, ou seja, em termos gerais, as mulheres apresentam trajetórias mais sólidas e longevas em relação aos índices masculinos. Já, no Peru, a população que apresenta os índices inferiores de escolarização é a mulher rural que, apesar do crescimento dos últimos anos, estão aquém da média nacional. Contudo, em ambos os casos, os índices de escolarização tiveram uma melhora significativa. Conclui se que as políticas públicas são ferramentas essenciais que ajudam a delinear as trajetórias de escolarização, contudo é necessário que essas estejam em constante diálogo com as demandas sociais e culturais de cada país.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleTrajetórias de escolarização entre jovens da educação secundária : uma análise sobre políticas e desigualdades educacionais no Brasil e no Perupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154233pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples