Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Pieretti, Jaqueline Barbieri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-08-25T04:18:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25211 | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o desenvolvimento da moralidade no ambiente escolar, tendo como base teórica a Epistemologia Genética. Realizaram-se entrevistas individuais, orientadas pelo método clínico, com seis crianças de diferentes idades e contextos escolares. As entrevistas consistiram na leitura de histórias que narram situações de disciplina escolar e perguntas sobre a intervenção do professor nessas situações. A partir da análise das respostas, refletiu-se sobre o pensamento das crianças quanto à disciplina escolar em relação à fase do desenvolvimento moral em que se encontram e sobre a intervenção do professor. Procurou-se verificar de que forma um ambiente cooperativo e de respeito mútuo pode contribuir para a construção do pensamento autônomo da criança. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Heteronomia | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia genética | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000752165 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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