Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorQuinhones, Sara Raquel Walterpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T04:52:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252104pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que existe uma diversidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas no ato da docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, nota-se também uma carência no que diz respeito ao uso da literatura infantil como fonte de saber, especificamente, na disciplina de Ciências da Natureza. Com isso, este trabalho tem como objetivo, por meio de cárater exploratório, dimensionar os benefícios do apoio literário como fonte de ensino ambiental para os educandos a longo prazo. Procedeu-se a análise das obras: O menino da terra, de Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, de Lidiane Medeiros. Os resultados indicam que a obra literária amplia a perspectiva de trabalho das questões ambientais, fomenta a curiosidade e apresenta um desenvolvimento prazeroso para o leitor incipiente. O estudo ainda mostra que, além da aprendizagem em sala de aula, este método contribui de forma efetiva para a formação de pequenos jovens leitores com consciência ecológica.pt_BR
dc.description.abstractIt is known that there is a diversity of pedagogical methodologies that were used in the act of teaching in the early years of Elementary School. However, there is also a lack regarding the use of children's literature as a source of knowledge, specifically in Natural Sciences classes. With this in mind, this project aims, through an exploratory character, to measure the benefits of literary support as a source of environmental education for students in the long term. The following works were analyzed: O menino da terra, by Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, by Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, by Lidiane Medeiros. The results indicate that a literary work broadens the working perspective of environmental issues, fosters curiosity and presents a pleasant development for the incipient reader. The study also shows that, in addition to classroom learning, this method effectively contributes to ecologically conscious young readers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural sciencesen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEcological consciousnessen
dc.subjectConsciência ecológicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental : Séries iniciaispt_BR
dc.titleContribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples