Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorÉboli, Luciana Morteopt_BR
dc.contributor.authorJung, Bibiana Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T04:51:25Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252058pt_BR
dc.description.abstractO trabalho retrata o processo de criação da dança e das partituras-dança desenvolvidas no estágio de atuação nomeado ALHURES, experimentado e criado pela autora na sua graduação em Teatro, com Habilitação em Interpretação Teatral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com base em seus anos de experiência com a dança e as diversas modalidades já trabalhadas, a autora traz sua trajetória de bailarina examinando tal influência na criação dos movimentos, das partituras e do conjunto geral da dança que compõe o trabalho audiovisual ALHURES. Além de fundamentar a importância da dança no corpo de atriz, a autora apresenta um memorial de seus anos de bailarina como o seu principal alicerce criativo, incorpora a dança e o teatro na construção de uma dramaturgia e analisa os significados por trás de alguns movimentos marcantes nas coreografias presentes em ALHURES. O desenvolvimento deste trabalho foi embasado por personalidades ligadas ao teatro como Pina Bausch, Jacques Lecoq e Rudolf Laban.pt_BR
dc.description.abstractThe work portrays the creation process of dance and dance scores developed in the acting internship named ALHURES, experimented and created by the author in her graduation in Theater, with Qualification in Theater Interpretation at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on the years of experience with dance and the different modalities she has already worked on, the author brings her trajectory as a dancer examining such influence in the creation of movements, scores and the general set of dances that made the film ALHURES. In addition to substantiating the importance of dance in the body of an actress, the author presents a memorial of her years as a dancer as her main creative foundation, incorporates dance and theater in the construction of a dramaturgy and analyzes the meanings behind some striking movements in the choreographies present in ALHURES. The development of this work was supported by personalities linked to theater such as Pina Bausch, Jacques Lecoq and Rudolf Laban.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectDance scoresen
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectAlhuresen
dc.subjectMovementen
dc.subjectCorpo (Dança)pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectTheateren
dc.titleA dança como linguagem no processo criativo de Alhurespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154381pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples