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dc.contributor.advisorOliveira, Letícia dept_BR
dc.contributor.authorFrizzo, Guilherme Luiz Saldanhapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:53:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252028pt_BR
dc.description.abstractA Pandemia é um evento imprevisível e extraordinário que impacta negativamente a economia através da incerteza, mas impulsiona os mercados virtuais em razão da restrição da circulação de pessoas e mercadorias. O presente trabalho possui como objetivo identificar os impactos econômicos da Pandemia COVID 19 no comércio eletrônico no Brasil. A fim de que se alcancem os objetivos deste trabalho, a metodologia se caracteriza como qualitativo-quantitativa, sendo executada por meio de levantamento bibliográfico e análise de dados coletados dos principais relatórios sobre comércio eletrônico no país. O levantamento bibliográfico consiste em consultas a banco de dados e outros trabalhos acadêmicos. Os resultados obtidos da análise indicam que o comércio eletrônico cresceu, em todas as variáveis avaliadas, acima da média nos anos de 2020 e 2021, durante a Pandemia. Após esta constatação, confirma-se a hipótese de que a Pandemia impacta positivamente nos mercados virtuais, acelerando um processo já em expansão desde o início do século, apesar de prejudicar a economia de forma geral.pt_BR
dc.description.abstractThe Pandemic is an unpredictable and extraordinary event that negatively impacts the economy through uncertainty, but boosts virtual markets due to the restriction of the movement of people and goods. The present work aims to identify the economic impacts of the COVID 19 Pandemic on e-commerce in Brazil. In order to achieve the objectives of this work, the methodology is characterized as qualitative-quantitative, being carried out through a bibliographic survey and analysis of data collected from the main reports on electronic commerce in the country. The bibliographic survey consists of consultations with databases and other academic works. The results obtained from the analysis indicate that e-commerce grew, in all variables evaluated, above average in the years 2020 and 2021, during the Pandemic. After this finding, the hypothesis that the Pandemic has a positive impact on virtual markets is confirmed, accelerating a process that has already been expanding since the beginning of the century, despite harming the economy in general.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUnpredictable eventsen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectUncertaintyen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectE-commerceen
dc.titleImpacto econômico da pandemia do COVID 19 no comércio eletrônico no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153924pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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