Jogos pedagógicos digitais no contexto da educação escolar : potencialidades
dc.contributor.advisor | Weber, Dorcas Janice | pt_BR |
dc.contributor.author | Backhaus, Meg Huana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T04:52:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/251945 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho teve por objetivo explorar como o uso das tecnologias digitais, em especial os jogos, e sua contribuição para o processo de aprendizagem. Primeiro foi realizado um estudo sobre o uso da tecnologia em processos de ensino, no qual destaquei a necessidade dos professores se capacitarem para lidar com nativos digitais. Além disso, foram apontadas questões sobre como os professores podem lançar mão do lúdico, associados com a tecnologia, para estimular o aprendizado e a imaginação criadora das crianças. Jogos podem possibilitar criação de narrativas e simulação de profissões. Ainda, foram listadas algumas condições para que jogos contribuam com a aprendizagem, como a necessidade de serem projetados especificamente para o ensino, e o cuidado do professor em utilizá-los conectados ao planejamento pedagógico. Por fim, são apresentados três jogos que podem ser utilizados para aprendizagem no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The work aimed to explore how the use of digital technologies, especially games, and its contribution to the learning process. First, a study was carried out on the use of technology in teaching processes, in which I highlighted the need for teachers to be trained to deal with digital natives. In addition, questions were raised about how teachers can make use of the ludic, associated with technology, to stimulate children's learning and creative imagination. Games can make it possible to create narratives and simulate professions. Still, some conditions were listed for games to contribute to learning, such as the need to be designed specifically for teaching, and the teacher's care in using them connected to pedagogical planning. Finally, three games are presented that can be used for learning in the school context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technologies in education | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Digital games | en |
dc.title | Jogos pedagógicos digitais no contexto da educação escolar : potencialidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154100 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)