Relação educativa entre farmacêutico e usuário em postos de distribuição de medicamentos da rede pública
dc.contributor.author | Marodin, Gabriela | pt_BR |
dc.contributor.author | Maldaner, Otavio Aloisio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-26T05:01:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/251859 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou conhecer as relações entre farmacêuticos e usuários do Sistema Único de Saúdedurante a dispensação de medicamentos e colaborar para a discussão teórico-prática dos cursos de Farmácia.A investigação configurou-se em dois postos de distribuição de medicamentos. Os sujeitos de pesquisa foramduas farmacêuticas, quatro acadêmicos e 84 usuários. As análises ocorreram com base nos dados construídos pormeio de observações diretas, entrevistas semi-estruturadas e abertas. As contribuições da pesquisa relacionam-se à formação de acadêmicos, às relações educativas no campo de atuação do farmacêutico, e à importância daconformação de equipes preocupadas com o vínculo, acolhimento e autonomia dos usuários. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudio tuvo como objetivos conocer las relaciones que se establecen entre farmacéuticos y usuariosdel Sistema Único de Salud (SUS) durante la distribución de medicamentos y colaborar para la discusión teórico-práctica de los cursos de Farmacia. La investigación se realizó en dos puestos de distribución de medicamentos.Los sujetos de investigación fueron dos farmacéuticas, cuatro estudiantes y 84 usuarios. Los análisis fueronrealizados con base en los datos recabados por medio de observaciones directas, entrevistas semi-estructuradasy abiertas. Las contribuciones de investigación están relacionadas con la formación de estudiantes; las relacioneseducativas en el campo de actuación del farmacéutico y a la importancia de la conformación de equipospreocupados con el vínculo, recibimiento y autonomía de los usuarios. | es |
dc.description.abstract | This investigation has as objective know the relations that establish themselves between pharmaceuticalsand patients during the dispensation of medicines and collaborate to the theorical-practice discussion of thepharmacy courses. The investigation context consisted into two distributing points of medicines. The subjects ofthe research were two pharmaceutics, four academicals and eighty-four users. The analysis were realized withbase in the made up data through the direct observation, semi-structured and opened interviews. The contributionsthat this investigation intends to bring are related to the formation of academicals, to the educative relations inthe actuation field of the pharmaceutical and the importance of the interdisciplinary staff conformation worriedabout the entailment, refugement and user autonomy. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 27, n. 4 (dez. 2006), p. 610-617 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Salud pública. | es |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Educação em farmácia | pt_BR |
dc.subject | Grupo de atención al paciente. | es |
dc.subject | Educación en farmacia. | es |
dc.subject | Equipe de assistência ao paciente | pt_BR |
dc.subject | Farmacêuticos | pt_BR |
dc.subject | Public health. | en |
dc.subject | Patient care team. | es |
dc.subject | Education, pharmacy | en |
dc.title | Relação educativa entre farmacêutico e usuário em postos de distribuição de medicamentos da rede pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Relación educativa entre farmacéutico y usuario en puestos de distribución de medicamentos de la red pública | es |
dc.title.alternative | Educative relation between pharmaceutical and patient in distributing points of medicines of health public, The | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000771427 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Health Sciences (10795)