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dc.contributor.authorSchereschewsky, Laura Castilhospt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-26T05:00:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1808-835Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251831pt_BR
dc.description.abstractÀ luz de uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, entre outros), entende-se que mudanças em um subcomponente do sistema linguístico podem acarretar mudanças nos outros elementos e também no sistema como um todo. O presente estudo investiga as mudanças nos padrões de produção de Voice Onset Time do subsistema de Inglês-L2 e suas implicações no subsistema de Francês-L3 de cinco aprendizes brasileiros de Inglês-L2 e Francês-L3 como línguas adicionais. Esse estudo longitudinal foi conduzido no decorrer de 3 meses (12 pontos de coleta) e contou com uma intervenção de seis sessões de instrução fonética em Inglês-L2 entre as semanas 4 e 9. Análises de correlações móveis (moving correlations) (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) em janelas móveis de 7 e 3 pontos trazem insumos empíricos acerca da inter-relação das línguas adicionais num contexto multilíngue.pt_BR
dc.description.abstractIn a view of language as a Complex Dynamic System (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, among others), it is accepted that changes in a language system subcomponent may result in changes in the other elements and in the system as a whole. The present study investigates the changes in the production patterns of Voice Onset Time in the English-L2 subsystem and its implications on the French-L3 subsystem in five Brazilian learners of English-L2 and French-L3 as additional languages. This study was conducted over the course of 3 months (12 data collection points) and included an intervention of six phonetic instruction sessions between weeks 4 and 9. Moving correlation analyses (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) in moving windows of 3 and 7 points provide empirical data on the interrelation of the additional languages in a multilingual context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLingüística (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, RJ. Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 381-408pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComplex Dynamic Systemsen
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.subjectPhonetic instructionen
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.titleConsiderações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais : uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonéticapt_BR
dc.title.alternativeDynamic insights regarding additional language development : an analysis of Voice Onset Time patterns of English-L2 and French-L3 produced by Brazilian learners in a phonetic instruction contexten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001153730pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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