Considerações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais : uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonética
dc.contributor.author | Schereschewsky, Laura Castilhos | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Ubiratã Kickhöfel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-26T05:00:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-835X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/251831 | pt_BR |
dc.description.abstract | À luz de uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, entre outros), entende-se que mudanças em um subcomponente do sistema linguístico podem acarretar mudanças nos outros elementos e também no sistema como um todo. O presente estudo investiga as mudanças nos padrões de produção de Voice Onset Time do subsistema de Inglês-L2 e suas implicações no subsistema de Francês-L3 de cinco aprendizes brasileiros de Inglês-L2 e Francês-L3 como línguas adicionais. Esse estudo longitudinal foi conduzido no decorrer de 3 meses (12 pontos de coleta) e contou com uma intervenção de seis sessões de instrução fonética em Inglês-L2 entre as semanas 4 e 9. Análises de correlações móveis (moving correlations) (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) em janelas móveis de 7 e 3 pontos trazem insumos empíricos acerca da inter-relação das línguas adicionais num contexto multilíngue. | pt_BR |
dc.description.abstract | In a view of language as a Complex Dynamic System (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, among others), it is accepted that changes in a language system subcomponent may result in changes in the other elements and in the system as a whole. The present study investigates the changes in the production patterns of Voice Onset Time in the English-L2 subsystem and its implications on the French-L3 subsystem in five Brazilian learners of English-L2 and French-L3 as additional languages. This study was conducted over the course of 3 months (12 data collection points) and included an intervention of six phonetic instruction sessions between weeks 4 and 9. Moving correlation analyses (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) in moving windows of 3 and 7 points provide empirical data on the interrelation of the additional languages in a multilingual context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Lingüística (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, RJ. Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 381-408 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Complex Dynamic Systems | en |
dc.subject | Voice Onset Time | pt_BR |
dc.subject | Phonetic instruction | en |
dc.subject | Fonética | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.title | Considerações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais : uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonética | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamic insights regarding additional language development : an analysis of Voice Onset Time patterns of English-L2 and French-L3 produced by Brazilian learners in a phonetic instruction context | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153730 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40361)Linguística, Letras e Artes (2739)