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dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorPaim, Eduardo Chavespt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T04:45:36Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251780pt_BR
dc.description.abstractA recente pandemia de COVID-19 resultou na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tal como a plataforma Moodle, em várias instituições de ensino para substituir as aulas presenciais e respeitar as restrições de isolamento social. Essa mudança gerou questionamentos a respeito da qualidade do ensino remoto e do engajamento dos estudantes com esses ambientes virtuais. Este trabalho apresenta uma ferramenta que processa dados de logs fornecidos pela plataforma Moodle e os apresenta em uma visualização interativa que permite identificar os comportamentos dos usuários com os diferentes recursos do Moodle e suas possíveis relações com o desempenho acadêmico. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário para usuários com experiência docente, com posto por questões sobre a apresentação e usabilidade da ferramenta. As respostas obtidas indicam que a ferramenta cumpre a proposta sendo útil na identificação de comportamentos dos estudantes e sua interação com o ambiente virtual de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe recent COVID-19 pandemic resulted in an even wider adoption of virtual learn ing environments, shuch as the Moodle platform, by many educational institutions re quired to replace in-person classes and abide to social isolation guidelines. These changes raised concerns about the effectiveness of online learning and the commitment from stu dents. This work introduces a web tool that processes logs from the Moodle platform and presents it in an interactive graph-based visualization that helps to identify how users interact with the different online resources available and how these interactions interfere with their academic performance. To validate this tool a questionnaire with presentation and usability questions was given to users with previous teaching experience. Answers show that the tool delivers the proposed value and is useful to identify user behaviour in virtual learning environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputer Scienceen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectUFRGSen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectData Visualizationen
dc.subjectMachine Learningen
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectMoodleen
dc.subjectVirtual Teachingen
dc.subjectLearning Environmenten
dc.titleFerramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodlept_BR
dc.title.alternativeA Moodle tool for mining educational data en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKühn, Ígorpt_BR
dc.identifier.nrb001153922pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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