Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Amanda Giselept_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T04:47:27Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251743pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation reflects on the role of the imagination in learning History and how to understand if the incentive of the imagination in History classes can stimulate an ethical development in the students. With such a purpose, the songs of the Medieval trobairitz were used as a historical source for the creation of a learning opportunity to be conducted and analyzed. The exercises answered by the students and entries from a field journal kept for the duration of the classes have also been used as analytical material for this essay. This project inserts itself in the research field of Teaching of History, and it frames itself in the line of research pertaining Languages and Historical Narratives: Production and Propagation. Overall, it’s been noted that the stimulus of the faculty of the imagination in History lessons not only facilitates learning, it also causes the students to rethink their current behavior and, in some cases, it allows them to expand their ability to imagine futures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of Historyen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectImaginationen
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectIdade médiapt_BR
dc.subjectMedieval trobairitzen
dc.subjectTrovadorespt_BR
dc.titleImaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153771pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples