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dc.contributor.advisorThomé, Scheila Cristianept_BR
dc.contributor.authorHilgert, Jéssica Daianept_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T04:47:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251734pt_BR
dc.description.abstractA três páginas de finalizar O ser e o nada, Sartre nos abandona a uma desconfortante prescrição — a de que o problema da eficácia, se referindo à capacidade da consciência de intervir em nossas ações, demanda uma resolução a ser ainda realizada, e a ser realizada pela metafísica. Dediquei este trabalho à avaliação de tal sentença, afirmada quase en passant na Conclusão da obra, a fim de buscar uma discussão no interior da filosofia sartriana e mesmo na condição atual da filosofia, sobre a relevância de nossa consciência para os nossos atos. Para cumprir essa tarefa, me detive inicialmente na descrição de transcendência dada em duas das relações que o para-si engaja com o em-si: a primeira delas sendo a relação de transcendência no conhecimento, a partir da qual evidencio que há insuficiência para se compreender a segunda, que é a relação de transcendência na ação. Além disso, explico como a negação, a consciência e o para-si se constituem pelo em-si, entendendo esta como uma das premissas mais fundamentais do pensamento de Sartre. Com relação à ação, ainda, investigo se poderíamos encontrar uma resposta para o problema da eficácia, respeitando os apontamentos feitos na parte final da obra, a partir da descrição que Sartre nos fornece para a ação e, com ela, para a liberdade. Discuto quais consequências o problema da eficácia pode trazer para sua concepção de liberdade, contrapondo a isso uma resposta possível pelo viés do corpo. Por fim, retomo uma crítica à filosofia ensejada por comentários de Renaut resgatados de uma leitura sobre Sartre e concluo com uma defesa da ação como finalidade da filosofia, entendendo que o problema da eficácia se estende para além de nossa leitura de Sartre e de sua principal obra.pt_BR
dc.description.abstractIn this work I sought to discuss a question that appears in the conclusion of Being and Nothingness, in which Sartre says that the problem of the efficacy of consciousness over action requires a resolution yet to be accomplished by metaphysics. In order to evaluate this statement, I dwell on two descriptions of relations between being-in-itself and being-for-itself, the relation of transcendence in knowledge, where I indicate that it is not sufficient to explain the second one, which is the relation of transcendence in the context of action. Furthermore, I explore how negation and the being-for-itself are constituted by the being-in-itself, understanding this as one of the most fundamental premises of Sartre's thought. Also regarding action, I investigate whether we could find an answer to the problem of efficacy, as pointed out in the conclusion, from Sartre's description of action and, with it, of freedom. I discuss what consequences the problem of efficacy might have for the Sartrian conception of freedom, and I address a critique of philosophy found in a study on Sartre by Renaut. Finally, I conclude with a defense of action as the purpose of philosophy, understanding that the problem of efficacy extends beyond Sartre and Being and Nothingness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsciousnessen
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectActionen
dc.subjectAçãopt_BR
dc.subjectTranscendência (Filosofia)pt_BR
dc.subjectTranscendenceen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectBeing-in-itselfen
dc.subjectBeing-for-itselfen
dc.titleDa consciência à ação: considerações sobre o problema da eficácia em Sartrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153782pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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