"Qual é o seu endereço geomorfológico?" proposta de atividade de ensino de geomorfologia durante o ensino remoto emergencial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fecha
2022Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender e analisar o processo de aprendizagem da atividade “Qual é o seu endereço geomorfológico ? ”, proposta didática de ensino de Geomorfologia realizada durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) , na disciplina de Geomorfologia e Ambiente II, do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se, ainda, analisar como a atividade , classificada como uma metodologia ativa, auxilia no desenvolvimento ...
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender e analisar o processo de aprendizagem da atividade “Qual é o seu endereço geomorfológico ? ”, proposta didática de ensino de Geomorfologia realizada durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) , na disciplina de Geomorfologia e Ambiente II, do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Busca-se, ainda, analisar como a atividade , classificada como uma metodologia ativa, auxilia no desenvolvimento das habilidades e competências presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de Geografia da UFRGS e refletir sobre como a atividade contribuiu no entendimento da relação entre a sociedade e a natureza. A metodologia utilizada foi de cunho qualiquantitativa e se deu através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário com os estudantes que realizaram a atividade quando cursaram a disciplina de Geomorfologia e Ambiente II. Como principais resultados obtidos através da pesquisa, constata-se que a proposta didática foi capaz de desenvolver, nos estudantes, inúmeras habilidades e competências presentes no PPC dos cursos de Geografia da UFRGS, além de corroborar para o desenvolvimento de um entendimento das relações entre a sociedade e a natureza. A presente pesquisa também demonstra que a atividade obteve êxito no objetivo de fazer com que os estudantes soubessem o lugar geomorfológico em que vivem , para que entendessem as suscetibilidades naturais aos processos geomorfológicos e quais são as possíveis intervenções antrópicas que alteram/alteraram a dinâmica natural desse relevo. Por fim, a pesquisa demonstra que o uso de metodologias ativas que colocam o estudante como protagonista do processo de ensino e aprendizagem surtem efeito, também na modalidade de ensino em ERE. ...
Abstract
This study aims to understand and to analyze the learning process of the activity “What is your Geomorphological address?”, didactic proposal for teaching Geomorphology , proposed during the period of Emergency Remote Teaching ( ERT ), in the discipline of Geomorphology and Environment II, of the Geography courses of the Federal University of Rio Grande do Sul ( UF RGS). It also seeks to analyze how the activity, classified as an active methodology, aid in the development of skills and competen ...
This study aims to understand and to analyze the learning process of the activity “What is your Geomorphological address?”, didactic proposal for teaching Geomorphology , proposed during the period of Emergency Remote Teaching ( ERT ), in the discipline of Geomorphology and Environment II, of the Geography courses of the Federal University of Rio Grande do Sul ( UF RGS). It also seeks to analyze how the activity, classified as an active methodology, aid in the development of skills and competencies developed in the Course Pedagogical Project (CPP) of Geography courses at UFRGS and to reflect on the way that the activity has contributed to the understanding of the relationship between nature and society. The methodology used in this research was quali-quantitative a nd carried out through bibliographic research and application of questionnaires with the students who did the activity when they took the discipline of Geomorphology and Environment II. As main results obtained through this research, it could be verified that the didactic proposal could develop, in the studen ts, many skills and competencies that are present in the CPP of Geography courses at UFRGS, in addition to collaborate to the development of the understanding about the relations between nature and society . Th is re search also demonstrates that the activity was successful in making students knowing the geomor p hological place in which they live, so that they could understand the natural susceptibilities to geomorphological processes and what are the possible anthropic interventions that alter/altered the natural dynamics of this area. Finally, the research demonstrates that the use of active methodologies that put s the student as protagonist of the teaching and learning process took good effects also in the modality of learning of ERT. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Geografía (463)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License