Semeando a identidade docente da Geografia no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (PEAC)
dc.contributor.advisor | Pires, Claudia Luisa Zeferino | pt_BR |
dc.contributor.author | Sanceverino, Ericson da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T04:37:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250675 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho apresentado aqui busca refletir sobre a identidade docente ao longo da trajetória de atuação profissional, buscando fazer o recorte de pesquisa nos momentos de prática docente durante a graduação. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender de quais formas a prática como professor(a) de Geografia no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (PEAC) atua na construção da identidade docente. Para desenvolver esta pesquisa utilizou-se o método (auto)biográfico, onde se produziu as trajetórias de três professoras de Geografia, das quais tiveram experiências no projeto durante a graduação. Buscou-se fazer a análise das narrativas para entender como a prática atuou na construção das suas identidades docentes, e apresentar o PEAC no contexto da educação popular no Brasil. O trabalho está estruturado em forma de um ciclo, denominado O semear da identidade Docente, onde se desenvolvem as seguintes temáticas: a experiência docente no PEAC, a análise desta experiência através da (auto)biografia e o resultado desta experiência na identidade docente. Fecha-se o ciclo percebendo as diversas potencialidades presentes na prática docente exercida no PEAC, como a influência da construção docente coletiva dentro de um espaço de educação popular e a valorização do sujeito educador como um mediador no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The work presented here seeks to reflect on the teaching identity along the trajectory of professional performance, seeking to make the research cut in moments of teaching practice during graduation. Thus, the objective of this work is to understand in which ways the practice as a Geography teacher in the Alternative Citizenship Educational Project (PEAC) acts in the construction of the teaching identity . T o develop this research, the (auto)biographical method was used, which produced the trajectories of three Geography teachers, who had experiences in the project during their graduation. W e sought to analyze the narratives to understand how the practice acted in the construction of their teaching identities, and to present the PEAC in the context of popular education in Brazil. The work is structured in the form of a cycle, called The sowing of teaching identity , where the following themes are developed: the teaching experience in the PEAC, the analysis of this experience through (auto)biography and the result of this experience in the teaching identity . The cycle is closed by realizing the various potentialities present in the teaching practice exercised in the PEAC, such as the influence of collective teaching construction within a space of popular education and the appreciation of the educator subject as a mediator in the learning process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher identity | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | (Auto)biographical Method | en |
dc.subject | Pre-University entrance exam | en |
dc.subject | Projeto educacional | pt_BR |
dc.subject | PEAC | en |
dc.title | Semeando a identidade docente da Geografia no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (PEAC) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153044 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License