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dc.contributor.authorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorNarciso, Isabela Zacherpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:27Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1517-1256pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250671pt_BR
dc.description.abstractEste artigo caracteriza o fenômeno que denomino aqui por erosão da memória decorrente da exposição contínua a relatos – por meio da mídia impressa em especial, de tragédias ambientais que ocorrem no Brasil. Decorre de uma análise discursiva de inspiração foucaultiana sobre um jornal diário de ampla circulação no Rio Grande do Sul (Zero Hora/Grupo RBS). A pesquisa mapeou as enunciações relativas às tragédias envolvendo o meio ambiente ocorridas entre os meses de janeiro à dezembro de 2019. Como resultado, foram identificadas 132 ocorrências em 314 edições publicadas ao longo do período em análise. Destas, 56 diziam respeito às queimadas na Amazônia. O fenômeno foi enunciado em 194 excertos dentre editorial, matéria de capa, charge, artigo de opinião, entre outros. Em 2019 o caso das queimadas ganhou visibilidade nacional e internacional, mas mesmo assim, volta a se repetir a cada ano, entrando para o conjunto de sucessivas notícias trágicas com as quais temos nos acostumados. O que me levou a refletir sobre a necessidade de potencializarmos a ação política por meio da educação, em especial, da educação ambiental, tomando-a como ato de resistência à naturalização de eventos como este que têm marcado nossa história recente.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo caracteriza el fenómeno que llamamos aquí la erosión de la memoria resultante de la exposición continua a los informes, a través de los medios impresos en particular, de las tragedias ambientales que ocurren en Brasil. Surge de un análisis discursivo de inspiración foucaultiana de un diario de amplia circulación en Rio Grande do Sul (Zero Hora/Grupo RBS). La investigación mapeó las declaraciones relacionadas con tragedias ambientales ocurridas entre enero y diciembre de 2019. Como resultado, se identificaron 132 ocurrencias en 314 ediciones publicadas a lo largo del período de análisis. De estos, 56 se referían a incendios en la Amazonía. El fenómeno fue constatado en 194 extractos entre editorial, portada, viñeta, artículo de opinión, entre otros. En 2019, el caso de los incendios cobró visibilidad nacional e internacional, pero aun así, se repite cada año, sumándose al conjunto de sucesivas noticias trágicas a las que nos tiene acostumbrados. Lo que nos me llevó a reflexionar sobre la necesidad de potenciar la acción política a través de la educación, en especial la educación ambiental, tomándola como un acto de resistencia a la naturalización de hechos como este que han marcado nuestra historia reciente.es
dc.description.abstractThis article characterizes the phenomenon that has been called here the erosion of memory resulting from the continuous exposure to reports – through the printed media in particular, of environmental tragedies that occur in Brazil. It stems from a Foucauldian-inspired discursive analysis of a daily newspaper with wide circulation in Rio Grande do Sul (Zero Hora/Grupo RBS). The research mapped the statements related to tragedies involving the environment that occurred between January and December 2019. As a result, 132 occurrences were identified in 314 editions published throughout the period under analysis, from which, 56 concerned fires in the Amazon. The phenomenon was stated in 194 excerpts between editorial, cover story, cartoon, opinion article, among others. In 2019, the case of the fires gained national and international visibility, but even so, it repeats itself every year, joining the set of successive tragic news that we have become accustomed to. That has led me to reflect upon need to enhance political action through education, especially environmental education, taking it as an act of resistance to the naturalization of events like this that have marked our recent history. Keywords: Memory; Journalism; Environmental Tragedy; Environmental Education; Cultural Studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMEA : Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental [recurso eletrônico]. Rio Grande, RS : FURG, 2022. Vol. 39, n. 2 (2022), p. , 225-242.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectZero Hora (Jornal)pt_BR
dc.subjectMemoriaes
dc.subjectPeriodismoes
dc.subjectQueimadaspt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectTragedia Ambientales
dc.subjectEducación Ambientales
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectEstudios Culturaleses
dc.subjectMemoryen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectEnvironmental Tragedyen
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.titleA educação ambiental como alternativa à erosão da memória : as queimadas na Amazônia pelas lentes do jornal Zero Hora/RSpt_BR
dc.title.alternativeLa educación ambiental como alternativa a la erosión de la memoria : los incendios en la amazonia a través de los lentes del diario Zero Hora/RSes
dc.title.alternativeThe environmental education as an alternative to memory erosion : the burns in the amazon through the lenses of the newspaper Zero Hora/RSen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001148354pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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