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dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:23Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1415-3203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250666pt_BR
dc.description.abstractOs conceitos de pré expressividade da Antropologia Teatral e de comportamentos espetaculares da Etnocenologia são descritos e analisados, por intermédio da discussão de seus contextos de origem e de alguns problemas de ordem teórica com os quais se confrontam. Tais conceitos e seus desdobramentos são problematizados a partir de duas problemáticas distintas e solidárias: o universalismo e o inatismo. São apresentadas argumentações em favor do esclarecimento de pontos fundamentais para afastá-los de tais perspectivas. Por fim, são circunscritos espaços discursivos nos quais se inserem possibilidades para repensar os perigos apresentados.pt_BR
dc.description.abstractThe concepts of pre-expressiveness — from Theatre Anthropology — and spectacular behavior — from Ethnoscenology — are described and analyzed from the point of view of their original contexts and theoretical problems. The axes of this discussion are the ideas of universalism and inatism. The analysis also intends to make clear the following proposition: it is not possible to consider these concepts — pre expressiveness and spectacular behavior — from the perspective of inatism and universalism. It also inserts a few possibilities to rethink the discursive space of Theatre Antrhopology and Ethnoscenology.en
dc.description.abstractLes concepts de pré-expressivité de PAnthropologie Théáatrale et de comportement spectaculaire de Pehtnocénologie sont décrits et analysés par le biais de leur contexte P'origine et de certains problêmes dans la théorie avec laquelle ils font face. Ces concepts et leurs développements d'ordre théorique sont traités dans le carde des problématiques distinctes et solidaire: Puniversalisme et Pinnatism. Des arguments en faveur de la clarification des points fondamentaux sont présentés pour les éloigner de ces perspectives. Enfin, des espaces discursifs sont limités pour qu'on puisse repenser les dangers indigés.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRepertório : teatro & dança. Vol. 12, n.12 (2009); p. 28-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheatre Anthropologyen
dc.subjectEtnocenologiapt_BR
dc.subjectAntropologia teatralpt_BR
dc.subjectEthnoscenologyen
dc.subjectPre expressivenessen
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subjectAnthropologie Théatralefr
dc.subjectEthnoscénologiefr
dc.subjectPré expressivitéfr
dc.titleDa antropologia teatral à etnocenologia: pré-expressividade e comportamento espetacularpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000710853pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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