Da antropologia teatral à etnocenologia: pré-expressividade e comportamento espetacular
dc.contributor.author | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T04:37:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-3203 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250666 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os conceitos de pré expressividade da Antropologia Teatral e de comportamentos espetaculares da Etnocenologia são descritos e analisados, por intermédio da discussão de seus contextos de origem e de alguns problemas de ordem teórica com os quais se confrontam. Tais conceitos e seus desdobramentos são problematizados a partir de duas problemáticas distintas e solidárias: o universalismo e o inatismo. São apresentadas argumentações em favor do esclarecimento de pontos fundamentais para afastá-los de tais perspectivas. Por fim, são circunscritos espaços discursivos nos quais se inserem possibilidades para repensar os perigos apresentados. | pt_BR |
dc.description.abstract | The concepts of pre-expressiveness — from Theatre Anthropology — and spectacular behavior — from Ethnoscenology — are described and analyzed from the point of view of their original contexts and theoretical problems. The axes of this discussion are the ideas of universalism and inatism. The analysis also intends to make clear the following proposition: it is not possible to consider these concepts — pre expressiveness and spectacular behavior — from the perspective of inatism and universalism. It also inserts a few possibilities to rethink the discursive space of Theatre Antrhopology and Ethnoscenology. | en |
dc.description.abstract | Les concepts de pré-expressivité de PAnthropologie Théáatrale et de comportement spectaculaire de Pehtnocénologie sont décrits et analysés par le biais de leur contexte P'origine et de certains problêmes dans la théorie avec laquelle ils font face. Ces concepts et leurs développements d'ordre théorique sont traités dans le carde des problématiques distinctes et solidaire: Puniversalisme et Pinnatism. Des arguments en faveur de la clarification des points fondamentaux sont présentés pour les éloigner de ces perspectives. Enfin, des espaces discursifs sont limités pour qu'on puisse repenser les dangers indigés. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Repertório : teatro & dança. Vol. 12, n.12 (2009); p. 28-34 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Theatre Anthropology | en |
dc.subject | Etnocenologia | pt_BR |
dc.subject | Antropologia teatral | pt_BR |
dc.subject | Ethnoscenology | en |
dc.subject | Pre expressiveness | en |
dc.subject | Espetáculo | pt_BR |
dc.subject | Semiologia | pt_BR |
dc.subject | Anthropologie Théatrale | fr |
dc.subject | Ethnoscénologie | fr |
dc.subject | Pré expressivité | fr |
dc.title | Da antropologia teatral à etnocenologia: pré-expressividade e comportamento espetacular | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000710853 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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