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dc.contributor.advisorJunqueira, Lilian Mauspt_BR
dc.contributor.authorRosa, Amanda Soares dapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-28T04:47:24Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250545pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa refere-se à religiosidade oriunda da cultura afro-brasileira (candomblé e umbanda) com base no repertório de Iemanjá e nas oferendas destinadas a ela, estabelecendo relações entre os trabalhos de oferenda religiosa e das obras de artes visuais. O ponto de partida desta monografia são as experiências artísticas e autobiográficas de oferendas e arteoferendas da autora, relacionando essas práticas com a pesquisa teórica sobre o tema da religiosidade afro-brasileira e sobre artistas que produzem obras com questões conceituais e/ou formais semelhantes. A principal meta da pesquisa é criar uma arteoferenda com intenção de agradecimento a Iemanjá, tendo como principais referências os seguintes autores que transitam entre sociologia, etnografia, antropologia, candomblé, umbanda e artes visuais: Armando Vallado, Reginaldo Prandi, Pierre Verger, bem como os artistas Carybé, Emanoel Araujo, Zoravia Bettiol, Mirian Fichtner, Ayrson Heráclito, Bené Fonteles, Hugo Fortes e Regina Vater.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIemanjapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titlePara ti, mãe das águas : arteoferenda com as bênçãos de Yèyé Omo Ejápt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001152596pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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