Show simple item record

dc.contributor.advisorTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzopt_BR
dc.contributor.authorOtero, Henrique Retamozopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-28T04:46:17Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250527pt_BR
dc.description.abstractO ensino de graduação em Engenharia está reestruturando-se de uma forma geral, acompanhando a tecnologia e colocando o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento, e com isto, as práticas pedagógicas inovadoras e consequentemente, a aprendizagem ativa vem ganhando espaço. Neste contexto, esta dissertação tem como principal objetivo, propor duas práticas pedagógicas inovadoras para a aprendizagem ativa no ensino de Engenharia de Produção, que contribuam para o desenvolvimento de competências, motivem e aumentem o engajamento dos alunos através da aprendizagem experiencial e aprendizagem baseada em jogos. Sendo assim, a primeira prática proposta utiliza os conceitos da aprendizagem experiencial em uma aula em laboratório na disciplina de Engenharia da Qualidade, a fim de desenvolver as competências dos alunos quanto a coleta, tratamento de dados reais e interpretação de uma tabela ANOVA (análise de variância). A prática foi testada e confirmados os benefícios para a aprendizagem junto aos responsáveis pela disciplina. Para a segunda prática, foi desenvolvido um jogo digital, com o intuito de aumentar a motivação dos alunos e o aprendizado sobre Sistemas de Gestão da Qualidade baseado na norma NBR ISO 9001:2015. Para verificar a contribuição do jogo desenvolvido, foi aplicado um questionário com os alunos, sobre as suas percepções acerca deste jogo. Os resultados deste questionário foram positivos quanto a plataforma utilizada, aprendizagem, engajamento e motivação. Sendo assim, está dissertação apresenta contribuições sobre a aprendizagem ativa no ensino de Engenharia, através da utilização das práticas pedagógicas inovadoras.pt_BR
dc.description.abstractThe Engineering graduation teaching is restructuring itself in a general way, keeping up with technology and putting the student as the protagonist in the construction of their knowledge, and, with that, the innovative pedagogical practices and consequently the active learning has been gaining space. In that context, this dissertation has as the main objective propose two innovative pedagogical practices for active learning in the teaching of Production Engineering that contribute to the development of competencies, motivate and increase the engagement of the students through experiential learning based on games. Therefore, the first practice utilizes the learning concepts of experiential learning in a laboratory lesson in the Engineering of Quality, in order to develop the students' competence regarding the gathering, real data treatment, and interpretation of a ANOVA sheet (variance analysis). The practice was tested and confirmed benefits to the learning along those responsible for the subject. For the second practice, a digital game was developed, with the intent of increasing the students` motivation and the learning of Quality Management Systems based on the norm NBR ISO 9001:2015. To verify the contribution to the developed game, a quiz was applied to the students, about their perception of that game. The results of this quiz were positive regarding the platform used, engagement and motivation. Thus, this dissertation presents contributions to active learning in the teaching of Engineering, through the use of innovative pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovative pedagogical practicesen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectLaboratoryen
dc.subjectExperiential learningen
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectGame-based learningen
dc.subjectActive learningen
dc.subjectDigital games and design of experimentsen
dc.titleProposta de práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de engenharia de produçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001151032pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record