Proposta de práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de engenharia de produção
dc.contributor.advisor | Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo | pt_BR |
dc.contributor.author | Otero, Henrique Retamozo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T04:46:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250527 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de graduação em Engenharia está reestruturando-se de uma forma geral, acompanhando a tecnologia e colocando o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento, e com isto, as práticas pedagógicas inovadoras e consequentemente, a aprendizagem ativa vem ganhando espaço. Neste contexto, esta dissertação tem como principal objetivo, propor duas práticas pedagógicas inovadoras para a aprendizagem ativa no ensino de Engenharia de Produção, que contribuam para o desenvolvimento de competências, motivem e aumentem o engajamento dos alunos através da aprendizagem experiencial e aprendizagem baseada em jogos. Sendo assim, a primeira prática proposta utiliza os conceitos da aprendizagem experiencial em uma aula em laboratório na disciplina de Engenharia da Qualidade, a fim de desenvolver as competências dos alunos quanto a coleta, tratamento de dados reais e interpretação de uma tabela ANOVA (análise de variância). A prática foi testada e confirmados os benefícios para a aprendizagem junto aos responsáveis pela disciplina. Para a segunda prática, foi desenvolvido um jogo digital, com o intuito de aumentar a motivação dos alunos e o aprendizado sobre Sistemas de Gestão da Qualidade baseado na norma NBR ISO 9001:2015. Para verificar a contribuição do jogo desenvolvido, foi aplicado um questionário com os alunos, sobre as suas percepções acerca deste jogo. Os resultados deste questionário foram positivos quanto a plataforma utilizada, aprendizagem, engajamento e motivação. Sendo assim, está dissertação apresenta contribuições sobre a aprendizagem ativa no ensino de Engenharia, através da utilização das práticas pedagógicas inovadoras. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Engineering graduation teaching is restructuring itself in a general way, keeping up with technology and putting the student as the protagonist in the construction of their knowledge, and, with that, the innovative pedagogical practices and consequently the active learning has been gaining space. In that context, this dissertation has as the main objective propose two innovative pedagogical practices for active learning in the teaching of Production Engineering that contribute to the development of competencies, motivate and increase the engagement of the students through experiential learning based on games. Therefore, the first practice utilizes the learning concepts of experiential learning in a laboratory lesson in the Engineering of Quality, in order to develop the students' competence regarding the gathering, real data treatment, and interpretation of a ANOVA sheet (variance analysis). The practice was tested and confirmed benefits to the learning along those responsible for the subject. For the second practice, a digital game was developed, with the intent of increasing the students` motivation and the learning of Quality Management Systems based on the norm NBR ISO 9001:2015. To verify the contribution to the developed game, a quiz was applied to the students, about their perception of that game. The results of this quiz were positive regarding the platform used, engagement and motivation. Thus, this dissertation presents contributions to active learning in the teaching of Engineering, through the use of innovative pedagogical practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Innovative pedagogical practices | en |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Laboratory | en |
dc.subject | Experiential learning | en |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Game-based learning | en |
dc.subject | Active learning | en |
dc.subject | Digital games and design of experiments | en |
dc.title | Proposta de práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de engenharia de produção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001151032 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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