Mostrar el registro sencillo del ítem
A natureza no desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras coisas mais...
dc.contributor.advisor | Wortmann, Maria Lúcia Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:22:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/2504 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta Tese aborda, na vertente dos Estudos Culturais, as representações de gênero, sexualidade, raça, etnia, nação, classe social e natureza produzidas em seis desenhos animados lançados na década de 1990 pelos estúdios Disney e Dreamworks. Cinco filmes são produzidos pela Disney, sendo eles: Vida de Inseto, O Rei Leão, Rei LeãoII- o reino de Simba, Pocahontas− o encontro de dois mundos e Tarzan. Um filme é produzido pela Dreamworks: FormiguinhaZ. A escolha desses filmes deveu-se aos cenários naturais e aos seus enredos, que têm sempre como personagens determinados animais ou povos, nesse caso especialmente os índios norte-americanos, que vivem em contato com a natureza. Neste trabalho indico como os desenhos animados têm se constituído em espaços educativos que ensinam de forma prazerosa sobre uma série de aspectos, promovendo, colocando em circulação e fixando determinadas identidades e padrões culturais, ou seja, atuando na contemporaneidade como uma Pedagogia Cultural. O uso da natureza e, especialmente, de personagens animais apresentados e identificados por músicas encantadoras e produções detalhadamente elaboradas, torna os discursos e as representações que esses constróem praticamente inquestionáveis, especialmente para seu público mais fiel. Nestes filmes constróem-se tramas discursivas que entrelaçam representações de natureza e de alguns seres que nela habitam a gênero/sexualidade, raça, etnia/nacionalidade e classe social Maternidade, incapacidade de liderança e facilidade de abdicar de qualquer outra questão por um amor romântico são representações quase sempre associadas às mulheres nos filmes; agressividade e capacidade de liderança aos homens; para determinadas etnias, como por exemplo os latino-americanos, as representações vinculam-se à marginalidade social; aos/às negros/as à inferioridade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Classe social | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Representação cultural | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.title | A natureza no desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras coisas mais... | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000370803 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)