Mostrar el registro sencillo del ítem
Vestígios : a construção de partituras físicas como estímulo ao jogo espontâneo do ator durante a pandemia do coronavírus
dc.contributor.advisor | Marocco, Ines Alcaraz | pt_BR |
dc.contributor.author | Haucke, Nathália Guzenski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T04:53:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250233 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo comparar o método de construção de partituras físicas como estímulo ao jogo espontâneo do ator em duas criações artísticas distintas. Uma delas produzida enquanto fui bolsista na pesquisa intitulada "As Técnicas Corporais do Gaúcho Campeiro e sua Relação na Performance do Ator/Atriz Dançarino(a)" orientada pela Profª Drª Inês Alcaraz Marocco em ambiente controlado e presencialmente. A outra foi criada inteiramente por mim durante a pandemia do novo coronavírus, uma produção cinematográfica que transita entre cinema, teatro e memória. A pandemia do coronavírus mudou a forma que as pessoas se relacionam e consequentemente executam arte, portanto tornou-se difícil adaptar práticas físicas para cenários sob circunstâncias completamente diferentes do habitual. Esta pesquisa é baseada em uma análise comparativa das técnicas utilizadas em ambas as criações e das possíveis soluções para as dificuldades que enfrentamos. Verificou-se que a aplicabilidade da construção de sequências de movimento como ferramenta de criação não é a mesma entre as duas produções e adaptações foram necessárias durante o processo. Conclui-se que mesmo que não tenhamos utilizado a construção de partituras como recurso exclusivo de criação na modalidade remota, elas foram positivas para o repertório corporal dos atores e serviram como inspiração para o resultado final. Também, por mais que o meu corpo tenha mudado em decorrência dos últimos eventos históricos, o treinamento que vivenciei na pesquisa paralela a minha graduação esteve presente e contribuiu para que o resultado final fosse surpreendente apesar das limitações. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present study aims to compare the method of movement scores creation as an inducement to the actor’s spontaneous play in two different artistic productions. One of them I produced as a fellow in the research entitled “The Body Techniques of Gaúcho Campeiro and its Relation in the Performance of the Actor/Actress-Dancer” guided by Prof. Dr. Inês Alcaraz Marocco in a presential and controlled environment. The other production was entirely created by me during the coronavirus pandemic: a cinematographic production that deals with Filmmaking, Theater and Memory. The coronavirus pandemic changed the way people interact with each other and consequently execute art. Therefore, it became difficult to adapt physical practices under completely different social circumstances. This research is based on a comparative analysis of the techniques used in both creations and the possible solutions for the difficulties we faced. It was found that the applicability of the movement scores construction as resource to creation is not the same between both productions and adaptations were necessary during the process. The conclusion is that even though we haven’t used the construction of movement scores as an exclusive resource for creation in the remote modality, they were positive for the physical repertoire of the actors and served as inspiration for the final result. Also, although my body changed due to recent historical events, the training I experienced during the research parallel to my graduation was present and contributed for the final result to be surprising despite the limitations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Theater anthropology | en |
dc.subject | Pandemia : Covid 19 | pt_BR |
dc.subject | Antropologia teatral | pt_BR |
dc.subject | Laban | en |
dc.subject | Pandemics | en |
dc.title | Vestígios : a construção de partituras físicas como estímulo ao jogo espontâneo do ator durante a pandemia do coronavírus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001151989 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Teatro (243)