Pode a história oral ajudar a adiar o fim do mundo? : COVID-19 : tempo, testemunho e história
Fecha
2021Otro título
Can oral history help to postpone the end of the world? : COVID-19: time, testimony and history
¿Puede la historia oral ayudar a posponer el fin del mundo? : COVID-19: tiempo, testimonio e historia
Materia
Resumo
O texto analisa 16 entrevistas realizadas entre 2020 e 2021, em um projeto de história oral sobre o cotidiano da COVID-19, explorando como as noções de tempo, testemunho e história são acionadas no contexto pandêmico. Foi dada atenção às narrativas de gestores públicos estaduais e estudantes de graduação de baixa renda sobre duas questões: “você teria algo a acrescentar que não foi perguntado?” e “por que você aceitou fazer parte da pesquisa?”. Esses questionamentos deram acesso a testemunhos s ...
O texto analisa 16 entrevistas realizadas entre 2020 e 2021, em um projeto de história oral sobre o cotidiano da COVID-19, explorando como as noções de tempo, testemunho e história são acionadas no contexto pandêmico. Foi dada atenção às narrativas de gestores públicos estaduais e estudantes de graduação de baixa renda sobre duas questões: “você teria algo a acrescentar que não foi perguntado?” e “por que você aceitou fazer parte da pesquisa?”. Esses questionamentos deram acesso a testemunhos sobre o ato de testemunhar, possibilitando reflexões sobre a história como vivência e como processo de construção do conhecimento. ...
Abstract
This article analyzes 16 interviews carried out between 2020 and 2021, in an oral history project on the daily life of COVID-19, exploring how the notions of time, testimony and history are triggered in the pandemic context. Attention was paid to the narratives of state public managers and low-income undergraduate students on two questions: “Would you have anything to add that was not asked?” and “Why did you accept to be part of the research?”. These questions gave access to testimonies on the ...
This article analyzes 16 interviews carried out between 2020 and 2021, in an oral history project on the daily life of COVID-19, exploring how the notions of time, testimony and history are triggered in the pandemic context. Attention was paid to the narratives of state public managers and low-income undergraduate students on two questions: “Would you have anything to add that was not asked?” and “Why did you accept to be part of the research?”. These questions gave access to testimonies on the act of witnessing, allowing reflections on history as an experience and as a process of knowledge construction. ...
Resumen
El texto analiza dieciséis entrevistas realizadas entre 2020 y 2021 en un proyecto de historia oral sobre la vida cotidiana de COVID-19, explorando cómo se desencadenan las nociones de tiempo, testimonio e historia en el contexto de la pandemia. Se prestó atención a las narrativas de los administradores públicos estatales y los estudiantes de pregrado de bajos ingresos sobre dos preguntas: “¿Tiene algo que agregar que no se haya preguntado?” y “¿Por qué aceptó formar parte de la investigación?” ...
El texto analiza dieciséis entrevistas realizadas entre 2020 y 2021 en un proyecto de historia oral sobre la vida cotidiana de COVID-19, explorando cómo se desencadenan las nociones de tiempo, testimonio e historia en el contexto de la pandemia. Se prestó atención a las narrativas de los administradores públicos estatales y los estudiantes de pregrado de bajos ingresos sobre dos preguntas: “¿Tiene algo que agregar que no se haya preguntado?” y “¿Por qué aceptó formar parte de la investigación?”. Estas preguntas dieron acceso a testimonios sobre el acto de testificar, posibilitando reflexiones sobre la historia como experiencia y como proceso de construcción del conocimiento. ...
En
Estudos históricos (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, RJ. Vol. 34, n. 74 (set./dez. 2021), p. 472-491
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License