Atrair e fidelizar clientes em unidades de informação
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Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Destaca as definições de marketing e sua evolução até os dias atuais, incluindo o marketing em organizações prestadoras de serviços, incluindo as bibliotecas. Tem como objetivo principal mostrar a utilização do marketing de relacionamento como forma de atrair e fidelizar clientes em Unidades de Informação. Analisa as estratégias de marketing elaboradas pelas bibliotecas públicas do Centro Vida Humanístico e Biblioteca Ligia Meurer, ambas situadas em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. ...
Destaca as definições de marketing e sua evolução até os dias atuais, incluindo o marketing em organizações prestadoras de serviços, incluindo as bibliotecas. Tem como objetivo principal mostrar a utilização do marketing de relacionamento como forma de atrair e fidelizar clientes em Unidades de Informação. Analisa as estratégias de marketing elaboradas pelas bibliotecas públicas do Centro Vida Humanístico e Biblioteca Ligia Meurer, ambas situadas em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Adota a metodologia com abordagem qualitativa e o método de estudo de caso. Utiliza a entrevista como instrumento para a coleta de dados. A pesquisa ocorre em duas unidades de informação de caráter público estadual, vinculadas a organizações públicas, mas que atendem a clientes com poder aquisitivo e necessidades culturais e informacionais distintas. Apresenta dados e estratégias de marketing de relacionamento utilizadas em ambas as Unidades de Informação. Analisa os dados obtidos e sugere a criação de novas estratégias para que as bibliotecas citadas consigam atuar em suas comunidades atraindo e fidelizando seus usuários. ...
Abstract
It highlights the marketing definitions and its evolution until the present days, including the marketing of providing services organizations, including libraries. The main goal is show the use of relationship marketing as a way to attract and retain customers in Units of Information. It examines the marketing strategies developed by public libraries of Centro Vida Humanístico and Biblioteca Ligia Meurer, both located in Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul. It adopts the methodology ...
It highlights the marketing definitions and its evolution until the present days, including the marketing of providing services organizations, including libraries. The main goal is show the use of relationship marketing as a way to attract and retain customers in Units of Information. It examines the marketing strategies developed by public libraries of Centro Vida Humanístico and Biblioteca Ligia Meurer, both located in Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul. It adopts the methodology with a qualitative approach and the case study method. The search occurs in two units of information of public character state, linked to public organizations, but serve customers with different purchasing power and cultural and informational needs. It presents data and relationship marketing strategies used in both units of information. It analyzes the resulting data and suggests new strategies that libraries can act in their communities to attract and fidelity their users. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (811)
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